Localidades premiadas na Toscana

Roberta Ristori 8 07:25

32 lugares da Toscana foram selecionadas e certificadas pelas "Bandiere Arancioni" (bandeiras laranjas)  do Touring Club.

A Bandiera Arancione é uma marca de qualidade túristico-ambiental criada pelo Touring Club Italia conferido à pequenas localidades que se destacam  por uma oferta de excelência e estrutura receptiva de qualidade.

Das 1942 cidades candidatas ao título em todo o país, apenas 174 possuem o certificado que tem validade de dois anos e é subordinado a manutenção dos requisitos no decorrer do tempo.

Trata-se de uma ferramenta que garante ao viajante a qualidade de determinado local e que indica estrutura turística diferenciada. A Toscana é a mais premiada entre todas as regiões italianas.

Anote a lista e preste atenção especial a estes locais na sua próxima viagem:

Província de Arezzo: Anghiari, Castiglion Fiorentino e Lucignano
Província de Florença: Barberino Val del'Elsa, Certaldo e Vinci
Província de Grosseto: Massa Marittima, Sorano e Pitigliano
Província de Lucca: Barga e Montecarlo
Província de Pisa: Casale Marittimo, Lari, Peccioli e Volterra
Província de Pistóia: Collodi e Cutigliano
Província de Siena: Casole d'Elsa, Castelnuovo Berardenga, Cetona, Montalcino, Montefollonico, Montepulciano, Monteriggioni, Murlo, Pienza, Radda in Chianti, Radicofani, San Casciano dei Bagni, San Gimignano e Trequanda.

* A imagem que ilustra o post é de Pitigliano e pertence ao site do Touring Club Italiano.

8 comentários

Dicas anotadas. Já conheci algumas cidades da lista ;)

Pois é, eu tambéem, mas quando acho que ja conheci tudo, aparecem varios lugares incriveis para os quais ainda nao fui! rsrs

Olá, Roberta,
Cheguei aqui pelo VnV.Estou encantada c/o seu blog!!! Já estive na Toscana em 96,fazendo uma viagem de bike.Agora,estava pensando onde esticar depois do ski em março/2011,qdo encontrei um recorte de jornal que dizia que a Toscana secreta é no final do inverno,início da primavera,pq, além de mais colorida,é mais vazia,pois de abril a outubro é mto cheia.Então,pensei em dar um giro por lá,só que desta vez,de carro.Estou começando a me programar,e tenho que destinar os dias p/esta etapa da viagem(seria no finalzinho de março).Vc acha que 1 semana seria legal? Normalmente é uma época que chove mto?Vc tem alguma sugestão de roteiro?(É só vc me falar em que post está que eu vou lá ver) Lembro que qdo estava de bike,ñ consegui ir a Lucca,nem tampouco chegar a Umbria(Assis e Perugia). Esse artigo que te falei falava de um vale pequeno,próximo a um vulcão,ao sul de Montalcino(agora ñ estou me lembrando do nome,mas se vc ñ souber, eu te falo).
Bem, desde já, super-obrigada por alguma dica. Ainda vou ter mto tempo prá "fuçar" o seu blog.

Oi Lu,
É um prazer receber os leitores do Riq Freire! Seja muito bem-vinda ao Giro pela Toscana, fico feliz que esteja curtindo!
Essa sua viagem de bike deve ter sido incrível, aliás, essa é uma ótima sugestão. Dessa vez fui eu que anotei! rs
Particularmente adoro inverno na Toscana. Sei que fevereiro é um mês de muito frio e chuva.
Nesse finalzinho de março ainda não estive por lá, mas acho que deve mesmo ser incrível, tudo muito mais tranquilo. Além disso, já terá começado a primavera, por isso acho que não pegará tanta chuva.
Circular de carro é uma ótima opção para descobrir essa "Toscana secreta" - cidades menores, menos conhecidas e absolutamente encantadoras. No entanto, pode ser um problema nos centros maiores como Firenze, Pisa, Lucca e Siena - leia mais nesse post: http://giropelatoscana.blogspot.com/2010/07/de-carro-ou-de-trem-pela-toscana.html
Por falar em Lucca, se ainda não foi até lá, inclua nessa próxima viagem, é um charme!
Sobre sugestoes de roteiros, criei alguns, procure no menuzinho das tags - "pesquise por assunto" na home, os marcadores "como circular" e "Planejamento de viagem".
Se tiver outras dúvidas, fique à vontade, escreva de novo que tento te ajudar! ; )
Beijo

Roberta,
Super obrigada pelas dicas. Vou fuçar no seu blog e mais prá frente volto p/trocar idéias. O mais importante vc já falou: março ñ é tão ruim. Só faltou falar do tempo. VC acha que 1 semana é um tempo bom??
Já que vc gostou do tour de bike, segue o link p/o post que fiz sobre a viagem à Itália de carro e bike. http://www.trentobike.org/Countries/Italy/Tour_Reports/Lucia/index.html
Bjs,
Lu

Lu,
Estou tao doida que respondi primeiro seu comentario mais novo, para depois chegar nesse! rsrs
Super obrigada pelo link, incrivel a sua aventura, viagem maravilhosa!
Sobre o tempo ideal para duraçao da sua viagem, como disse no outro comentario, acho que 1 semana da sim, mas se conseguir 10 dias, melhor! ; ) Beijo!

Oi Roberta,
parabéns pelo blog. Sou assídua do VnV, mas desta vez como trata-se de Toscana, acho que aui posso encontrar ajuda mais específica. Vou com um grupo de amigos para Castiglon (Fattoria La Vialla) e estava qurendo saber se vc acha muito complicado alugarmos um carro de Milão (voo TAM) para chegarmos até lá. Somos todos brazucas, não falamos italiano. Ou será que vc acha melhor irmos até Florença de trem e de lá alugarmos um carro? Tudo isto acontecerá em setembro de 2011 (isso mesmo! tivemos que reservar agora para conseguir uma casa nesta Fattoria que parece ser o sonho!). Pode me ajudar?

Oi Joana,
Tudo bem?
Seja muito bem-vinda ao Giro pela Toscana! Desculpe a demora na resposta, mas acabo de me mudar para Florença e estava meio desconectada!
Dei uma olhada no site dessa fattoria que vc. mencionou, nao a conheço, mas parece um sonho mesmo.
Se quiserem alugar o carro em Milao e ir ate la dirigindo, nao acredito que terao nenhum problema mesmo nao falando italiano. As estradas sao boas e bem sinalizadas. Entretando, como se trata de um fattoria, ou seja, fora da zona urbana e em uma pequena localidade, recomendo fazer a viagem visando a chegada durante o dia.
Chegar de aviao, depois pegar o trem e alugar um carro, acho muito cansativo. Malas para la e para ca, chegarao exaustos!
Se estiverem mesmo no pique de encarar o trem, sigam direto para Arezzo, em vez de Florença e peguem o carro ali.
Uma alternativa é tentar um conexao aerea de Milao para Florença e ai sim, alugar o carro direto!
Espero ter ajudado, qualquer duvida, escreva novamente!
Beijo

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores