Duomo de Florença - A cúpula de Brunelleschi

Roberta Ristori 2 07:49

O Duomo (catedral) de Florença é uma obras arquitetônicas mais fascinantes em que já botei os olhos. A imensa construção revestida de mármore colorido, suas formas perfeitas, detalhes meticulosamente cuidados e sua cúpula magnífica. Espantosamente belo!

Brunelleschi desafiou todas as técnicas de construção vigentes para descobrir a técnica capaz de manter em pé, de forma auto-sustentável, a majestosa abóbada. O aprendiz de um ourives e não de um mestre de obras, deve a sua fama como artesão e não à sua posição como arquiteto, o convite para participar do concurso para o ambicioso projeto.

A técnica desenvolvida por ele contou com dois importantíssimos colaboradores - Donatello e Nanni di Banco - dois dos escultores mais inovadores de seu tempo. Brunelleschi venceu a concorrência e ficou com a encomenda por ser o único a afirmar que conseguiria erigir a cúpola sem o cimbre de centragem habitual  que apoiavam a estrutura do centro do solo até o teto.

O projeto da cúpola é composto por 4 partes. A cúpola octogonal foi transforma em placa dupla - a interior com força suficiente para apoiar a exterior, mais leve. Depois disso, cada um das 8 superfícies foi reforçada com uma combinação de sequências de pedra e ripas abertas, assegurando sua curvatura por uma série de suportes.

Além disso, entra as duas placas octogonais (interna e externa), foi construído um círculo perfeito, garantindo as mesmas características de uma cúpula circular. Assim, o esforço para o interior seria equilibrado, mantendo sua auto-suspensão.

A disposição dos tijolos desenvolvida por Brunelleschi mantinha a solidez do projeto. Eles fora erigidos  em círculos perfeitos e tijolos verticais foram introduzidos e cada uma das camadas em intervalos minuciosamente mensurados, para que cada camada pudesse suportar a próxima mantendo a estabilidade. As obras foram iniciadas em 1420 e a inauguração aconteceu em 1436.

*Fonte: "A Arte da Renascença Italiana" - Rolf Toman, texto sobre a Arquitetura do Primeiro Renascimento em Florença e no Centro da Itália de Alick McLean.

**A imagem que ilustra o post pertence à Wikipedia.

2 comentários

Adoro vir aqui e viajar pela Toscana, descobrir os lugares, a história. Acho que, quando finalmente eu for lá, já vou conhecer tudo.

Oi, Pedro! Que coisa boa! =)
Fico muito feliz em receber esse elogio do "pai" do Blog sem Destino!
Abraço!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores