Curiosidades sobre a Arte

Roberta Ristori Reply 07:11


Começo hoje um especial de posts sobre curiosidades do esplêndido universo do Renascimento na Toscana.

Não seguirei nenhum tipo de sequência específica, a idéia é apenas comentar alguns fatos interessantes e algumas vezes, até mesmo engraçados que pouco associamos à alta cultura. Divirtam-se!

As torres da Toscana - O campanilismo

Que Siena e Florença eram rivais durante o período medieval, acho que já comentei em algum lugar aqui no blog. Além das batalhas entre ambas, uma outra forma de competição tinha a arquitetura como base - a construção dos "campanili" ou "torres sineiras".

Toda a população local ajustava seu dia-a-dia de acordo com as batidas do sino, cujo volume de som e a altura da torre sinalizavam o prestígio seu dono. O feliz proprietário da torre mais alta e do sino mais forte, era também o "todo poderoso" da região.


O povo obedecia a esses poderosos não por costume servil, mas porque as construções vertiais também serviam como defesa em caso de guerra. O fenômeno ocorreu no momento em que mais e mais pessoas começaram a deixar os campos e transferir-se para as grandes cidades.

Os suseranos mais astutos politicamente, decidiram então mudar-se, eles mesmos, antes que perdessem todos os seus súditos. Assim, suas fortalezas campestres tomaram a forma das torres onde instalaram os súditos, mas precisavam competir para demonstrar seu poder e prerrogativas e garantir apoio econômico e militar.



Bom exemplo dessa teoria levada até as últimas consequências é a encantadora San Gimignano e seu skyline pontiagudo. Das 72 torres originais, restam 14 atualmente (leia mais).

Assim se originaram também a Torre del Mangia (ao lado do Palazzo Pubblico), em Siena (leia aqui) e a Torre do Palazzo Vecchio, em Florença. Especialmente estas duas, além da preocupação com a altura, demonstram uma preocupação estética fantástica que se traduz em uma absoluta harmonia entre torre, a "piazza" (praça) onde se situa (Piazza del Campo, em Siena e Piazza della Signoria em Florença) e ao palácio governamental ao seu lado, verdadeiras obras de arte.

*Fonte: "A Arte da Renascença Italiana" - Rolf Toman, texto sobre a Arquitetura Tardo-Medieval Italiana de Alick McLean.

**A imagem que ilustra o post é do Palazzo Vecchio, em Florença




Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores