Giro pelos bares de Siena

Roberta Ristori 6 08:30

A minha talentosíssima amiga Adriana Lucchesi, autora do fantástico blog "Around Tuscany by Adriana Lucchesi", é brasileira, atualmente mora em Bologna, mas depois de morar por 5 anos em Siena, tem várias dicas para nos dar sobre a noite na cidade. Especialista em turismo e fotógrafa profissional, tem muito o que nos contar! Post especial sobre bares, divirtam-se!

Giro pelos bares de Siena por
Adriana Lucchesi

Siena possui muitas atrações históricas e culturais, lugares para visitar e coisas para se fazer durante o dia. Mas e a vida noturna de Siena, como é? Gostaria de propor algumas dicas, principalmente para a faixa mais jovem que também procura curtir a noite, afinal viagem também envolve distração, entretenimento e socialização.

Sendo a sede de duas universidades, a Università di Siena e a Università per Stranieri di Siena, esta cidade abriga uma grande população de jovens que vem do exterior, ou de outras partes da Itália para estudar. Por isso, na verdade e ao contrário do que muita gente pensa, há muita juventude e muito movimento nas ruas a noite.

Começando pela Piazza del Campo! Ali se reúnem pessoas de todas as idades, moradores e turistas, principalmente nas noites de verão para comer uma pizza e tomar um delicioso “GELATO” (sorvete) italiano. Falando em pizza e gelato, recomendo a pizzaria “Il Bandierino”, onde você pode se sentar ali mesmo na praça.

A pizza é saborosa e os preços são acessiveis. A sorveteria que mais gosto proximo a Piazza del Campo fica bem pertinho da pizzaria, girando a esquerda na Via Rinaldini. Experimentem o “mousse”, uma receita de sorvete artesanal trabalhado com chantilly, realmente delicioso!

Após o jantar, o ponto de encontro dos jovens passa a ser “La Birreria”, um barzinho localizado ali mesmo na Piazza, do mesmo lado em que está localizada a pizzaria “Il Bandierino”. “La Birreria” oferece mesinhas e cadeiras ao ar livre de frente para a praça, cockteis e aperitivos, além de pestiscos, pizzas e refeições. Porém, entre os jovens é mais frequentada a noite, pois normalmente é um dos ultimos bares a fechar.

Em alternativa ao jantar, muitas vezes os jovens preferem ir ao pub (barzinhos inspirados nos pubs britânicos) e comer os deliciosos lanches ou petiscos que eles oferecem, além de excelentes cervejas européias: irlandesas, escocesas ou alemãs.

Recomendo três deles, dois no centro de Siena e um fora, mas próximo o bastante para ir a pé, dependendo de onde está hospedado:

  • “The Dublin Post”, mais conhecido simplesmente como “Irish”, localizado na praça “La Lizza”, praticamente em frente aos jardins de “La Lizza” e a parada de ônibus de Siena. O pub oferece um espaço externo aberto nos meses quentes, além de um espaço interno com dois andares, onde se organizam vários eventos, sendo o maior deles evidentemente o “Saint Patrick's Day”, a festa oficial irlandesa. No pub voc encontra as típicas cervejas irlandesas, Guinness, Kilkenny e Harp, além de outras bebidas, cockteis e lanches. Praticamente este é o ponto de encontro dos estrangeiros em Siena.
  • “Kroeg”, um pouco menos conhecido entre os turistas mas muito frequentado por moradores e estudantes, localizado em Via Pian d'Ovile, 70. O local oferece excelentes cervejas artesanais alemaãs, lanches e petiscos. O ambiente é aconchegante, cuja estrutura preserva os traços originais como arcos e teto curvado construídos com a típica “terracotta” toscana. Nos meses mais frios, oferece uma programação com música ao vivo. Há um estacionamento gratuito bem em frente ao pub e pouco mais abaixo, um estacionamento particular, no entanto é possivel chegar tranquilamente a pé a partir da Piazza ou outras localidades no centro.
  • "Loch ness"  (ex Robert the Bruce), um belíssimo pub escocês, muito espaçoso – o maior de Siena, provavelmente – com típica decoração em estilo britânico. Localizado “fuori le mura” (ou seja, do lado de fora dos muros que circundam o centro de Siena), em Via Monte Santo, 1 – travessa do Viale Vittorio Veneto, aquele que circunda a cidade, em frente a “Fortezza”. Com msica ambiente, um lugar tranquilo para estar com os amigos e conversar, apreciando deliciosas cervejas e whiskies escoceses.
Acho que estas sao dicas legais especialmente para quem prefere sair do lugar comum e conhecer um pouco dos locais frequentados também por quem vive na cidade e não somente por turistas. Então, divirtam-se, mas lembrem-se: bebam com moderação!



6 comentários

Querida Roberta, quero lhe agradecer muito pelo convite de escrever no seu blog e por todo apoio que tem me dado! Pode tambem contar comigo para a promoçao do seu Blog e muito mais! Grande beijo, Adri.

Dri, eu que agradeço muito pelo seu texto! Amei! Ainda mais falando da minha amada Siena! Não vejo a hora de conhecer esses pubs! rsrsrs
Beijo grande!

Muito legal! Vou indicar essa postagem no meu blog (já que aprendi a pôr link...KKK)
Lendo o texto me vejo andando pelas ruas da cidade por onde passei tão rapidamente, parecendo que estava fugindo de alguém (excursões são assim mesmo, você fica correndo atrás dos guias...rs)
Um abraço

Cara Ines, tem razao... recomendo que volte com mais calma e passe ao menos uma noite em Siena! Ro! Esqueci de comentar que em Siena é possivel andar tranquilamente a pé a qualquer hora do dia ou da noite, nunca vi acontecer nada! Abs, Adri.

ERRATA: O Pub "Robert the Bruce" mudou de nome e gestao. Chama-se "LOCH NESS", no mesmo endereço.

@Ines - Que pena que passou tão rápido por Siena! A Adriana tem razão, vc. precisa voltar lá com mais tempo, é uma cidade encantadora! Abraço e ótimo final de semana.

@Dri - Ótima lembrança essa sobre a segurança de Siena. Isso é uma coisa que me deixou estupefata na primeira vez em que fui p/ lá! Já corrigi no post o nome do pub, obrigada! Beijos!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores