Arte contemporânea e urbana em destaque na Toscana

Roberta Ristori Reply 08:33

A arte contemporânea ganha ainda mais espaço na Toscana com uma série de eventos especialmente dedicados ao tema.

Entre 21 e 23 de maio, o Fenice International Nine Arts Festival, chega a sua 5ª edição no teatro Politema e em outros espaços urbanos de Poggibonsi.

Dança, cinema, música, comics e teatro são algumas da manifestações artísticas que serão celebradas durante o evento. A grande novidade da edição é o "Ballo público outdoor" (baile público "outdoor"). 

O objetivo da iniciativa é oferecer uma nova leitura dos locais da cidade, propondo um novo olhar sobre uma praça, ou uma rua, por exemplo.

O festival é afiliado ao circuito internacional CQD (Ciudades que Danzan), network que envolve diversos festivais de dança conteporânea urbana, tanto na Europa, quanto na América Latina. Confira mais informações e a programação no site oficial (em ingês).

Em Firenze, no Centro de Arte Contemporânea Strozzina, no Palazzo Strozzi, a mostra "As soon as possible" repensa o tempo e sua aceleração dentro do conceito de "high speed society".  O atual modelo de vida, caracterizado pela rapidez da comunicação e das novas tecnologias está no centro dos debates.

Entre 14 de maio e 28 de julho, as instalações de diversos artistas, como Marnix de Nijis e Arcangelo Sassonilo, por meio da interação com os visitantes, conduzem ao debate sobre o tempo.

Momento pessoal de reflexão: medo de uma mostra como essa em São Paulo - nós paulistanos já tão frenéticos e acelerados saíriamos da exposição em crise! Mais informações sobre o evento aqui.

Já em Livorno, no dia 21 de julho, tem lugar o Diversidad, programa cultural trienal, dedicado as culturas urbanas e organizado pela European Music Office, com apoio da Comissão Européia.

Um espetáculo ao vivo, uma plataforma digital, um documentário, uma mostra e um álbum coletivo assinado por 20 artistas dão forma ao 
incrível projeto. Rappers, artistas, grafiteiros e outros personagens da cultura urbana provenientes de toda a Europa, se apresentarão para o público do Italia Wave. O projeto que foi criado em 2008 teve 25 mil downloads (www.myspace.com/diversidadexperience).

Graças ao sucesso dessa experiência piloto, a Comissão Européia lançou o projeto que tem como ponto forte a diversidade cultural e que atravessará a Europa com shows e outras ações promocionais.

Além do Italia Wave Diversidad, estão previstos ainda para 2010-2011 o "Cultura Urbana", na Espanha, o "Hip Hop Connection" na Áustria, o Sumer Festival at KulturArena, na Alemanha e o Eurosonic, na Holanda.

* Fonte: intoscana.it


Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores