Dicas para o viajante autônomo

Roberta Ristori 9 09:24


É crescente o número de pessoas que prefere organizar suas viagens por conta própria, sem a intervenção de agências ou aquisição de pacotes. Particularmente, estou entre os que preferem essa nova modalidade de turismo.


Muito mais flexibilidade para escolher por quais cidades passará, o tempo em que permanecerá em cada uma e o que deseja visitar a cada dia. Além disso, pelas últimas pesquisas que andei fazendo, financeiramente também compensa.

Para a compra da passagem, com diversas opções de sites especializados no serviço, a necessidade de intermediação da agência é coisa do passado e dificilmente significa menores preços.

Muitas companhia aéreas fazem o trajeto Brasil-Itália, sendo que as melhores tarifas costumam ser oferecidas pela TAP e pela Ibéria e os mais confortáveis são os da Alitalia e da Tam, que fazem vôos diretos. A companhia italiana faz o trecho São Paulo-Roma-Florença ou São Paulo-Roma-Pisa. Esses são os dois aeroportos presentes na região, escolha o mais conveniente de acordo com o local onde pretende iniciar a viagem.

Para os cariocas, talvez a Air France seja a opção mais conveniente, pois oferece o trecho Rio de Janeiro-Paris-Florença. Cote os valores nos sites das próprias companhias aéreas (a Alitalia, no Brasil, faz vendas pelo portal ha KLM) e em páginas como Decolar.com e Submarinoviagens.

Com sites como Booking.com e Hoteis.com, para que engolir o hotel mal localizado que a agência está querendo te empurrar e ainda pagar taxas extras de reserva? Ambas as páginas disponibilizam descrições detalhadas das opções de hospedagem, localização e o que acho mais interessante, opiniões de viajantes que já usaram aqueles serviços.

Nunca tive problemas ao fazer minhas reservas. A maioria você só paga no destino e o número do cartão de crédito é utilizado somente como garantia. Também pode acontecer do valor ser debitado imediatamente, por isso, leia atentamente as condições de reserva de cada hotel. Os sites são em português, contam com centrais de atendimento telefônicos, enfim, super simples e tranquilo.

Está na dúvida sobre a localização? O GoogleMaps ajuda! O local mais adequado vai depender das suas preferências e objetivos. Por exemplo, se estiver indo para a Toscana com crianças, acho super bacana uma opção de agriturismo, o que também pode ser ótimo se estiver numa viagem romântica.

Já se está indo sozinho e quiser conhecer as cidades, o melhor são hotéis no centro histórico ou próximos às estações de trem (essa não vale para Siena, em que a estação não é tão próxima do centro).

Eventualmente, pode acontecer do site do próprio hotel oferecer preços menores do que os das páginas de reservas. Costumo escolher alguns por meio desses últimos, já que oferecem mais informações "realísticas", para checar as tarifas dos hotéis.

Mais uma dica para quem quiser economizar em hospedagem, permanências a partir de 3 dias costumam ter descontos, portanto, escolha algumas cidades como "base".

Além dos euros a mais no bolso, isso também significará um número menor de viagens para suas malas e consequentemente, o bem-estar da sua coluna! Na Toscana tudo é pertinho, portanto, liste seus interesses e depois escolha algumas cidades para ficar de dali organize "jornadas" para outras menores.

Por falar em pequenas viagens, carros também podem ser alugados sem dificuldades. Se preferir e aliás, dependendo da época, diria que é o mais indicado, pode deixar reservado antes de ir, a maioria das grandes empresas como Hertz, EuropeCar, Avis e etc., resolvem isso para você.

Bilhetes de trem para pequenas distâncias podem ser adquiridos na hora, sem problemas. Prefiro fazer isso e viajar na hora que me der vontade. Já chega o dia-a-dia para ficar presa a horários rígidos! A compra antecipada só vale a pena para distâncias maiores, por exemplo, se resolver ir de Florença para Milão. Nesse caso, verifique o site da Trenitalia e compre via internet com cartão de crédito, a economia pode chegar a 60%.

Quase todos os museus também podem ser reservados com antecedência, de forma bem simples (veja mais informações). Está na dúvida sobre quais escolher para visitar? Relaxe, até o final da semana voltarei a falar nisso!

Dicas de restaurantes, cafés, bares, monumentos, etc., etc.? Além dos que já citei aqui no blog, tanto em posts como na sessão "Favoritos", a Toscana conta agora com o Tuscany+ (Tuscany Plus).
"
Uma ferramenta sensacional para os usuários do iPhone, um guia completíssimo que funciona por meio da tecnologia "augmented reality". Informações e dicas sobre restaurantes, hospedagem, explicações sobre pontos turísticos, monumentos, mapas, enfim, um compêndio para não deixar ninguém ficar perdido! Veja o vídeo demonstrativo aqui.

Para as mulheres que planejam viajar sozinhas, recomendo a leitura de um post incrível da Mari Campos, no Saia pelo Mundo - "Conselhos rápidos para mulheres viajantes independentes". Dicas indispensáveis para garantir a diversão e a segurança em qualquer lugar!






9 comentários

Menina, nao sabia desse aplicativo Tuscany+, adorei. E thanks pelo link! :-D

Muito bacana mesmo essa ferramenta, tô doida para testar! rs
As suas dicas para a mulherada são ótimas, indispensáveis!
Beijo!

Oi Roberta, esse negócio de fazer o seu próprio tur é a melhor coisa a ser feita. Assim você não precisa correr pelas cidades ao invés de apreciá-las além de ir onde e determinar seus próprios horários. Muito legal pegar um grupo de amigos e fazer uma dessas. E para isso eu deixo aqui, aproveitando a oportunidade, a dica que tem lá no meu blog www.toscanaaivoueu.wordpress.com , O pessoal da ABV Italia. Eles alugam casas maravilhosas, além de hotéis, e também disponibilizam carros, ônibus e micro ônibus com motorista. Isso tudo só pra você curtir suas férias!!
Valeu!! Adorei o post!

Roberta, bom dia! No próximo dia 30/5 chegarei com um amigo à Firenze. Ficaremos 6 dias e depois seguiremos para um casamento de uma amiga brasileira em Fabriano ( Ancona), depois seguiremos para Cinque Terre. Estaremos de carro, e o meu amigo fez uma pré-reserva no hotel UNA HOTEL VITTORIA ( Via Pisana 59). Descobri o seu blog através do Riq, e como estaremos de carro, gostaria da sua opinião sobre a localização deste hotel ( O Riq me disse que para fazer bate-volta de carro na Toscana, é melhor ficar hospedado fora das grandes cidades). Enfim, preferimos ficar em Firenze ( que eu Amo de paixão!)para curtir a noite, os restaurantes...Vc acha a localização deste hotel prática para entrar e sair da cidade? recomenda outro? Desculpa pelo tamanho do comentário...não tenho poder de síntese!rs. Desde já agradeço...e parabéns pelo Blog! Me viciei nele! Bjs, Christine Hamberger

Oi Christine, que bela viagem! = )
Olha só, concordo com o Riq, realmente no caso de estar de carro e com vontade de rodar pela região, o melhor mesmo é fugir das cidades maiores e até procurar uma opção de agriturismo.
No entanto, entendo plenamente sua relutância em deixar Firenze! rsrs Entrei no site do hotel q vc mencionou. Me pareceu bem bacana, moderno e charmoso. Acho que vale a pena arriscar. De fato, a localização não é a melhor possível, mas o acesso também não me pareceu difícil pelo mapa. Acho difícil encontrar algo no mesmo nível com melhor localização em relação as estradas. De qualquer forma, estarão de férias num dos lugares mais lindos do mundo, vá em frente! Com certeza irá se divertir muito!
Ah, fico feliz em saber que tenha se viciado no blog. Pode voltar sempre que quiser com seus comentários e dúvidas! ; )
Beijos!

Oi Roberta! Resolvemos ficar mesmo em Firenze...essa cidade vale qualquer sacrifício! Fui lá exatamente há um ano atrás, e me apaixonei! Não imaginava voltar tão rápido ( tem tantos lugares interessantes pra conhecer no mundo, né?) mas a oportunidade de viajar com um grande amigo, e voltar justamente na cidade que mais me encantou nessa vida, me arrebatou! Desta vez terei mais tempo pra conhecer a Toscana...já peguei muitas dicas no seu blog...Com tantas informações bacanas , a viagem será inesquecível! Você vai me ver muitas vezes por aqui...assim como você, sou uma "toscana" de alma! Voltarei aqui pra contar um pouquinho sobre a viagem. Arrivederci! Christine

Concordo totalmente com vc. Christine, Firenze vale mesmo! Pode ter certeza de que voltará ainda mais apaixonada pela cidade.
Ebaaaa, venha sim contar sobre a viagem! Vamos adorar ouvir seus relatos e dicas!
Qualquer coisa que precisar até lá, escreva!
Beijo!

Ciao, Roberta! O seu blog é show de bola... Simplesmente o melhor que já vi sobre a Toscana! Estarei por aí no segundo semestre de agosto. Tentei (pelos sites da Trenitalia e da Rail Europe)reservar/comprar uma cabine exclusiva para 2 pessoas(chamam de "camarote para duas pessoas") no trem Artesia, do trecho Paris-Firenze. Porém, esses sites não apresentam a reserva para tal camarote. Você sabe outra forma para que eu possa comprar o bilhete dessa cabine? Desde já agradeço a atenção. Grazie mille! Ale

Oi, Alexandre, obriga, que bom que curtiu o blog! = )
Vai para lá numa época bem legal, muito agito no verão europeu, mil eventos, muita coisa para aproveitar. Dica: Confira os eventos que estarão rolando no período para não perder nada incrível. Aqui no Giro sempre conto sobre o que está rolando na Toscana e no site oficial da região, também dá para checar o calendário - http://www.turismo.intoscana.it/intoscana2/export/TurismoRTen/ - está no canto da direita.
Sobre o trem, sei que tanto a STB http://www.stb.com.br/ quanto a http://www.citviagens.com.br/ vendes tickets aqui no Brasil, veja a possibilidade de fazer essa reserva, acho que não será difícil!
Abraço, ótima viagem para vcs. e qualquer dúvida, escreva de novo!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores