5 museus que valem a visita

Roberta Ristori 6 08:42

Queridos, a Toscana tem inúmeros museus maravilhosos e poderia escrever um especial inteiro sobre isso. A minha idéia aqui é sugerir um percurso que envolva todo tipo de viajante - desde o apaixonado por arte, até aquele que torce o nariz à simples menção da palavra "museu". São lugares esplêndidos, cada um com seu próprio encanto e atrativos diferentes. Divirtam-se!

1 - Galleria degli Uffizi, Florença - Construída em 1581 por ordem do Grão Duque Francisco de Medici, o museu mais importante da Toscana e seguramente, um dos mais deslumbrantes do mundo, foi desenhado pelo grande arquiteto e pintor, Giorgio Vasari. Um dos maiores acervos mundias do Renascimento, senão o maior, é um lugar de tirar o fôlego.

Na minha primeira visita ali em 2004, meus olhos se encheram de lágrima ao me deparar com as obras de Botticelli (sala 10 14) e Filippo Lippi (sala 8), dois dos meu preferidos. Acho que passaram-se uns 10 ou 15 minutos antes que eu conseguisse sair do "transe"
e voltar à realidade.

Outros grandes nomes como Michelangelo, Leonardo, Raffaello, Andrea del Sarto, Rembrandt, Rubens, Tiziano, Bellini, vão disputar sua atenção e imprimir-se em suas retinas para sempre.

Ainda que não seja apaixonadao por muses, é impossível passar por Florença e ignorar a Uffizi. Estará perdendo grandes momentos da sua vida. Não precisa entender de arte, deixe-se arrebatar pelas emoções que quase que indubitavelmente te provocarão aquelas obras!

O Corridoio Vasariano (corredor Vasariano) que liga o Palazzo Vecchio ao Palazzo Pitti e passa sobre a Ponte Vecchio e passa pela Galleria, foi recentemente reaberto a visitação. Não vejo a hora de fazer este percurso. A passagem oferece magníficas vistas do rio Arno e da igreja de Santa Felicità. Se planeja conhecer o trajeto, deve fazer a reserva com antecedência, por meio do próprio site do museu. Leia mais aqui.

Há alguns meses, a Apple lançou uma app para os usuários do iPhone. Uma espécie de guia completíssimo criado especificamente para este museu florentino, com mapas, informações sobre as obras expostas, imagens, etc. Até o dia 03 de maio, o download era gratuito, agora você pode baixá-lo por US$ 1,99, aqui.
Funcionamento: 3ª feira a domingo, das 8h15 às 18h50.

2 - Galleria dell'Accademia, Florença - Já vale a visita pelo seu hóspede mais ilustre - o original do David de Michelangelo. Gigantesco, perfeito, capaz de te absorver por horas, tamanha a riqueza de detalhes dessa magnífica escultura. Não, não é exagero, a estátua merece toda a fama que lhe é atribuída!  Outras obras primas de grandes mestres como Giambologna, Perugino, Ghirlandaio, Filippino Lippi e Botticelli também fazem parte do acervo. Funcionamento: 3ª feira a domingo, das 8h15 às 18h50.


3- SMS Contemporânea, Siena - Faz parte do Complesso Museale Santa Maria della Scala (complexo de museus). Este é para provar para todo mundo que a Toscana não vive só de arte clássica e tem os olhos bem abertos para todo o tipo de arte pós-moderna e contemporânea.

É uma piração dos sentidos, com muitas obras que requerem a interação do visitante para se completar. Tecnologia, video arte, enfim, uma experiência deliciosa e um tanto lúdica! Há também uma área especialmente criada para os pequenos apreciadores (3 a 11 anos), o "SMS Museo d'Arte per Bambini".

Quando estive lá o centro de arte contemporânea ainda era no Palazzo delle Papesse, ainda não conheci a nova casa que atualmente hospeda a mostra de Adalberto Mecarelli - Lux. Umbrae. Até o dia 06/06 os visitantes poderão conferir a instalação  que transformou a estrutura do antigo hospital como superfície para a projeção de luzes que interagem com os objetos expostos.
Funcionamento: diariamente das 10h30 às 18h30.

4- Museu Italiano do Fumetto e da Imagem, Lucca - A charmosíssima cidade é conhecida como a "capital mundial do fumetto", melhor dizendo, dos comics. Esse é decididamente, o lugar para acostumar as crianças desde cedo a gostar e se emocionar com os museus.

Ótimo também para os adultos quebrarem um pouco a seriedade e adentrarem em grande estilo o mundo da fantasia. O espaço abriga diversas mostras internacionais e atividades culturais ligadas ao mundo da comunicação por meio da imagem.

A filosofia deste museu é não se restringir a representação das coisas do passado, mas também garantir ao seu público coisas sempre novas e interessantes.

5 - Museu de qualquer uma das contradas em Siena - Em qualquer um dos museus das 17 contradas de Siena (leia mais aqui), é necessário a reserva para visitação. Escolha qualquer um deles, mas não saia dessa maravilhosa cidade sem se aprofundar um pouquinho na sua história!

Ali estão dispostos além dos "drappelloni" dos palios vencidos, objetos sacros, documentos históricos e outras relíquias reverenciadas pelos fanáticos contradaiolos. Muitas vezes, "guias" explicam um pouco mais sobre o Palio e curiosidades interessantíssimas. Uma experiência fascinante e essencial para entender melhor os mistérios dessa cidade e seu principal envento!

Links:
 

Galleria degli Uffizi
SMS Contemporânea
Museu Italiano del Fumetto

Galleria dell'Accademia
Musei delle Contrade

*A imagem que ilustra o post é um detalhe do "Nascimento de Vênus", de Botticelli

6 comentários

Mais uma vez, estou eu aqui, de "boca aberta" com seu blog!!! Não vejo a hora de poder voltar lá e rever as maravilhas que conheci e conhecer tudo isso que vc está indicando! Quando visitei "Il David" na Galleria Accademia, tive um momento único de amor, realização e admiração. Chorei taaanto!!! Aliás, para quem ama a arte, o choro é uma das reações mais comuns diante de todas aquelas maravilhas! Parabéns pela postagem! Bjo da Lili!

=) Lili, bom saber que não fui o único ser humano que se "desmontou" dentro de um museu na Toscana! rsrsrs É verdade que existem duas réplicas do David expostas na cidade, alé, do original na Accademia, mas estar ali diante do verdadeiro, é emoção demais! ; )
Beijos!

Roberta

Excelente post!!! Tem alguns desses museus que eu ainda nao conheço!

Eu acrescentaria na sua lista o Museu de Bargello em Firenze! Imperdivel as obras de Donatello!

Obrigada, Cris! = ) Muito bem lembrado o Bargello, valeu pela dica! Beijos!

Oi Roberta, adorei o post. E uma "inclusãozinha" aqui no roll de grandes artistas que estão com obras espostas na Uffizzi, meu querido e amado Caravaggio. Não desmerecendo os outros artistas, claro. Mas é que ele é o meu preferido e senti falta quando foram mencionados os outros, sei que tem muito mais artistas lá dentro. É um lugar realmente incrível, mas acho que a minha maior alegria foi ver de perto, ao vivo, um Caravaggio. Bjs

Verdade, esqueci de mencionar o grande mestre Caravaggio. Amo váruias de suas obras de arte, mas sinceramente, o Bacco que aliás está na Uffizi, embora tenha uma iluminação espetacular, me lembra muito uma gueixa...rsrs Por favor, não me sacrifiquem, apenas reparem nos traços!
Beijos.

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores