Planeje seu Giro - Parte 3: Entre o sonho e a realidade

Roberta Ristori 15 08:15

Cidades deslumbrantes, recheadas de histórias, lembranças etruscas, medievais, renascentistas. Uma viagem no tempo, imersão em cultura, mas de um jeito bem divertido. Essa é uma Toscana menos conhecida, mas não menos bela.

Lugares incríveis que não podem faltar no seu roteiro. Preparei um mapa para que você possa encaixar essas lindas cidades em qualquer viagem que fizer a região, ou então programar uma só para conhecê-las. Locais românticos e charmosos com uma amosfera particular, algo que paira entre o sonho e uma deliciosa realidade. Confira aqui.

Veja a lista de itinerários divididos por afinidade territorial: 


*     = lindo
**   = de arrepiar
*** = arrebatador!
O que estiver em negrito não dá para perder!

1 - Casentino e Valtiberina **: Anghiari, La Verna e Poppi

2 - "Chiantishire" **: Radda in Chianti, Gaiole in Chianti e Castelnuovo Berardenga

3 - "Contado
Fiorentino" **: Fiesole e Carmignano


4 - Costa Livornese *: Bolgheri e Castagneto Carducci

5 - Entroterra Pisano *: Calci e Marina di Vecchiano

6 - Lucchesia e Versilia *: Pietrasanta, Camaiore, Viareggio e Forte dei Marmi

7 - Maremma ***: Castiglione della Pescaia, Massa Marittima, Porto Ercole, Talamone e Parco Regionale della Maremma

8 - Terras de Siena ***: Asciano, Buonconvento, Montepulciano, Monteriggioni, Pienza, San Quirico d'Orcia

9 - Valdarno Inferior *: Vinci

10 - Valdarno Superior *: Loro Ciuffenna

11 - Valdichiana **: Castiglion Fiorentino, Monte San Savin
o

*Fontes: Minha principal fonte para este artigo foi o gentil Gianni Mecocci, do Touring Club Italiano que me ajudou a selecionar os lugares mais interessantes para montar este itinerário, obrigada! As demais informações são do site oficial do turismo na Toscana - intoscana.com

*Per scrivere questo testo e preparare questo itinerario ho contato con il gentilissimo Gianni Mecocci, del Touring Club Italiano. Gianni, grazie mille!

15 comentários

Roberta,
adorei descobrir seu blog.
Vamos para a Toscana agora na 2a. quinzena de maio e decidimos ficar hospedados aqui www.casanatoscana.com.br (Panzano in Chianti) e desta base explorar a região de carro. Somos um casal com uma filhinha de 3 anos. Alguma dica extra para nós ? Este lugar é uma boa opção de base para explorar a Toscana ?

Roberta,
adorei descobrir seu blog.
Vamos para a Toscana agora na 2a. quinzena de maio e decidimos ficar hospedados aqui www.casanatoscana.com.br (Panzano in Chianti) e desta base explorar a região de carro. Somos um casal com uma filhinha de 3 anos. Alguma dica extra para nós ? Este lugar é uma boa opção de base para explorar a Toscana ?

Oi Piu, bem-vindo ao Giro pela Toscana!
Prometo que vou dar uma pesquisadinha no hotel onde vcs. ficarão hospedados, assim consigo te passar boas dicas do que tem por perto! Com criança tudo tem que ser feito com mais tempo e calma, né? Vou ver se descubro mais alguma coisa legal nesse sentido tb! Te dou notícias logo!
Abraço!

Oi Piu, dei uma olhada no hotel onde vc. disse que se hospedará e me pareceu uma boa escolha, ainda mais se estão indo com uma filhinha pequena que vai adorar estar no meio da natureza!
Por falar na sua pequena, andei pensando e acho que ela vai adorar o Parque do Pinóquio. O personagem foi criado pelo toscano Carlos Lorenzini e por ali vc. vai encontrar de tudo com essa temática.Fica na Via. B. Pasquinelli, 6, em Collodi, Pistóia - http://www.pinocchio.it/ (tem a versão em ingles tb!) Jardins tipicamente italianos de 1700 e um cubo de vidro com mais de 5 mil borboletas e um pequeno zoológico são alguns dos atrativos do parque.
Outro passeio que acho que pode ser bacana para vocês é o "Trem da natureza" ou "Treno Natura", trens de verdade que percorrem trechos interessantes e lindos como as Crete Senesi, o vale d'Orcia, o Monte Amiata e o vale dell'Ombrone - http://www.terresiena.it/index.php?option=com_content&view=article&id=323&Itemid=460&lang=en
Espero ter ajudado e depois que voltar para o Brasil passe aqui para contar como foi!
Abraço!

Roberta, adorei as dicas. Obrigada. Na volta conto tudo !

Roberta,
Vou passar de 4 a 6 dias na Toscana e estou em dúvida sobre onde ficar e sobre meio de transporte. Conheci algumas cidades da Toscana no inverno (Firenze, um pouco de Siena e Pisa), então sinto vontade de retornar pra curtir a região na primavera.
A idéia é fazer as cidades do post Planeje seu Giro - Parte 2, conhecendo Chianti.
Então, a dúvida é: onde me hospedar e que tipo de transporte usar: trem ou carro alugado?
Você pode me ajudar? Está bem em cima e não decidi ainda: deixo Roma dia 03/05.

Oi Sheila,
Minha sugestão é que você durma ao menos uma noite em Firenze, Siena e Lucca e a partir dessas cidades, conheça o resto de carro.
Claro que o trem também é sempre uma boa opção principalmente porque a ligação é fácil entre essas 3 cidades, mas se tem a possibilidade do carro, certamente será melhor para conhecer o Chianti e as outras lindas cidades menores da região.
Minha sugestão para Firenze é o Hotel Cosimo de Medici - http://giropelatoscana.blogspot.com/2010/01/hospedagem-em-florenca-hotel-cosimo-de.html , em todo caso, acho que vale dar uam pesquisada por meio do booking.com. Sempre faço minhas reservas por lá e nunca tive problemas!
Se tiver mais alguma dúvida, é só falar!
Abraços!

Roberta, parabéns pelo melhor site a respeito da Toscana! Vou para a Itália em Abril, e queria uma opinião sobre meu roteiro. Como temos apenas 14 dias no total, e apenas 8 ou 9 na itália, pensei no seguinte:
-3 dias em Roma
De carro:
-1 dia em Montalcino
-1 dia em S. Giminiano ( ou é melhor Siena?)
-2 dias em Florença (talvez um bate-volta para pisa)
-1 ou 2 dias em Veneza
Depois vou para Paris.
A idéia era aproveitar para dormir pelo caminho e não ter muita pressa nos deslocamentos. Qual melhor cidade base para conhecer os vinhos Chianti?

Roberta, parabéns pelo melhor blog sobre a Toscana!! Vou para a Itália em Abril, e queria uma opinião sobre meu roteiro. Como temos apenas 14 dias no total, e apenas 9 na itália, pensei no seguinte:
-3 dias em Roma
De carro:
-1 dia em Montalcino
-1 dia em S. Giminiano (ou Siena?)
-2 dias em Florença (um bate-volta para Pisa talvez)
Você acha legal? Consigo visitar algo do roteiro dos Chiantis?
abs,
Ronald

Oi, Ronald
Muiiiiito obrigada pelos elogios! Fico feliz que tenha gostado do Giro pela Toscana, seja muito bem-vindo!
Vamos la, como quer conhecer a regiao do Chianti, aconselho a optar por Siena em vez de San Gimignano, ja que o "Chiantishire" se situa entre aquela e Firenze. Outra ideia é se basear em algum charmoso agriturismo em Gaiole, Greve ou Radda in Chianti e fazer passeios diarios a Firenze e Siena (claro, desde que esteja de carro).
Assim evita tantos check-ins e check-outs em hoteis que podem ser cansativos, provavelmente consegue preços melhores nos hoteis (em geral, existem descontos para pernoites a partir de 3 noites na mesma estrutura) e consegue conhecer toda aquela area.
Em Veneza recomendo que fique dois dias. Linda e merece!
Se tiver mais alguma duvida, escreva novamente.
Otima viagem!

Roberta,
Estou simplesmente encantada com seu blog!
Parabéns pelo belíssimo trabalho!
Ainda não tive oportunidade de ver todos os posts de seu blog, mas o pouco que vi já me deixou apaixonada pela Toscana.
Não conheço a Itália e sou uma daquelas incansáveis amantes de Paris e da França, país por onde circulo com bastante naturalidade, até porque falo a língua.
Somos um casal de meia idade, gostamos de fazer nossos roteiros e ter liberdade de horários e escolha, mas não falamos italiano, nem inglês, por isso meu receio de irmos sozinhos, sem uma assessoria.
Temos a intençao de entrar por Roma, cinco dias, e depois passarmos dez dias em Florença, onde estabeleceríamos base e de onde sairíamos para alguns bate-volta. Gostaria de saber se podemos contar com algum guia brasileiro, ou alguém que fale português, ou espanhol, que pudesse nos acompanhar nessas saídas.
Desde já lhe agradeço e deixo-lhe um forte abraço.

Roberta, você tem alguma indicação de vinícola para conhecermos?

Vou à toscana no fim de maio, queria muito conhecer alguma vinícola de lá, mas estou com dificuldade de encontrar dados sobre isso...

Estarei de carro, descerei da ligúria (Savona) até Pisa, parando em algumas cidades, depois de Pisa à Florença.
Você conhece alguma vinícola que fique "mais ou menos" no caminho?

Acho Siena um pouco fora da rota...
Help, please!!!

obrigadaaa

Roberta, você tem alguma indicação de vinícola para conhecermos?

Vou à toscana no fim de maio, queria muito conhecer alguma vinícola de lá, mas estou com dificuldade de encontrar dados sobre isso...

Estarei de carro, descerei da ligúria (Savona) até Pisa, parando em algumas cidades, depois de Pisa à Florença.
Você conhece alguma vinícola que fique "mais ou menos" no caminho?

Acho Siena um pouco fora da rota...
Help, please!!!

obrigadaaa

Oi Roberta! Parabéns pelo blog! Ele é muuuuito inspirador!!!
Eu e meu marido estamos indo para a Italia pela primeira vez e vamos dar um mínimo giro pela Toscana! Rsr
Vc poderia nos ajudar, por favor?
Vamos chegar em Florença, vindo de Barcelona, no dia 31/08, a tarde, e pensamos em já alugar um carro no aeroporto mesmo para irmos para alguma cidadezinha incrível. Qual? Siena?
Aí teremos 3 dias inteiros livres... San Giminiano, Montalcino, Siena???? É legal fixar a base em uma só cidade?
No dia 04/09, voltaremos para Florença para entregar o carro e ficar por lá até o dia 06/09, quando iremos de trem para Milão para virmos embora pro Brasil, a noite. Aliás, vc acha muito arriscado chegar em Milão no dia da nossa volta?
Ai Ai, quantas opções!!!! Que delícia, dúvida boa, não?
Obrigada!
Bjs.
Lavinia

@Lavinia - Seja muito bem-vinda ao GPT! =) A resposta chega quase na data do seu embarque, mas ainda da tempo de tentar resolver suas duvidas! ;) Acho que o roteiro de vcs. esta bem legal considerando que nao tem muito tempo. Aconselho uma base apenas para evitar a chatice com check-ins e check-outs e o vai e vem com as malas. Siena acho otimo, sou suspeita! rsrs. Alem da cidade ser linda dali podem girar por varios lugares fantasticos como San Gimignano, Volterra, Montalcino, Montepulciano, Pienza, o Chianti, enfim, as opçoes sao muitas. Em Florença procurem um hotel no centro, assim poderao conhecer a cidade ao maximo sem perder tempo. Fique tranquila, embora o sistema ferroviario italiano nao seja o maximo, os trens de alta velocidade costumam funcionar muito bem, sem grandes atrasos. Para ir ate Milao, alem dos trens da Trenitalia, agora vcs. tb podem optar pelo Italo, o tempo de viagem é o mesmo, mas os preços costumam ser menores, publiquei um post sobre isso na semana passada. Vale checar os preços nos dois sites antes de partir e ja comprar a passagem se possivel. Qualquer duvida, grite! ;) Beijos e otima viagem para vcs!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores