Rock n' Tuscany

Roberta Ristori 2 08:53



Muito além da música clássica e das tradicionais canções populares como "Volare", a Toscana é atualmente um celeiro de ótimas e inventivas bandas de rock em todas as suas vertentes.

A fiorentina Malfunk, por exemplo, com sua sonoridade dura e tendente ao rock alternativo, tem um "pezinho" no grunge do Seattle dos anos 90. Música de qualidade que descobri graças ao meu amigo Stefano Ristori e rapidamente seduziu meus ouvidos.

Merece destaque também Il Maniscalo Maldestro, banda de Volterra que faz um som mais pesado, beirando o metal e jogando com a música experimental. A ironia é marca do grupo que encontra inspiração em System of a Down e Franz Zappa. Som criativo, interessante, divertido, incrível!

A Oshinoko Bunker Orchestra, é uma mistura bem sucedida de noise e hardcore. Escute a banda fiorentina no MySpace e depois me conte se "So What" não é uma música incrível - som típico de garagem, com uma estrutura sensacional.

A também fiorentina Zenerswoon, banda que já venceu diversos festivais de relevância internacional como o Rock Contest de 2002, se auto-define como um "mix de rock, psicodelia e melodia". Fantástica a música "Still Mad About Me"!

O Velvet Score, de Florença, faz um som ótimo, criativo, mas se é preciso defini-lo, diria que me faz lembrar do CD "Melancolie and the Infinite Sadness" do Smashing Pumpinks, misturado a uma pitada da melancolia do Muse, sobretudo em "Bionic".

Já o Litfiba é dentre todas, uma das mais conhecidas. Os fiorentinos se reuniram novamente depois de alguns anos de "repouso". Som mais comercial em relação as demais, tendente ao pop. Por falar em pop rock, é esse também o estilo do som feito pela jovem e também fiorentina Toomuchblond.

Duas outras bandas que não tem  propriamente o perfil do rock, mas que me encantaram de tal forma que não poderia deixar de mencioná-las, são Martinicca Boison e L'Apprendista Bardo.

A primeira, originária de Florença,  faz um folk rock de uma originalidade fabulosa, resultando em músicas alegres, com um toque de surrealismo. "La danza dell'occhio pesante" me parece a trilha sonora perfeita para um sonho jovem, brincalhão e cheio de elementos mágicos. A banda faz uso de instrumentos pouco utilizados pelo rock, como violino, banjo, harpa, flauta e clarinete.

L'Apprendista Bardo é uma banda de Prato que faz um folk de qualidade inquestionável, auto-definido como "pregressive folk". Também aqui é forte a "atmosfera mágica" produzida pelo som do grupo, lindo!

*Na foto: Malfunk


Páginas das bandas no MySpace:


Malfunk
Il Maniscalo Maldestro
Oshinoko Bunker Orchestra
Zenerswoon
Velvet Score 
Litfiba
Toomuchblond
Martinicca Boison
L'Apprendista Bardo















2 comentários

Que bom mostrar essa Toscana jovem, cheia de sonoridade, agito e criatividade. Conhecia poucas bandas ligadas á essa outra vertente musical que não aquela dos meus avós. Ouvirei cada banda e com certeza me encantarei por algumas, ou que sabe todas. Mas com certeza é uma Toscana que tem que ser mostrada para os mais desavisados!! Adorei a matéria :)

Obrigada, Flavia! É verdade, a Toscana é muito completa, tem de tudo, para todos os gostos e idades! Algumas das bandas são realmente muito boas e me tornei mesmo fã! Depois me conte o que achou!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores