Planejamento de viagem - Parte 6: Diferenças de costumes

Roberta Ristori 2 08:17

Existem muitas diferenças de costumes entre Brasil e Itália, como acontece com qualquer outra nação.  Engana-se quem pensa que os italianos são parecedíssimos conosco e por isso, acho importante  explicar algumas coisas para evitar mal-entendidos e constrangimentos.

Primeiro de tudo, os italianos são afáveis sim, mas não espere encontrar o mesmo calor humano do brasileiro - isso é exclusividade nossa. Alí a formalidade é muito maior e tornar-se amigo de uma pessoa é infinitamente mais complicado do que aqui.

Depois de dez minutos conversando com alguém já o consideramos amigos, entre eles isso é impensável. As pessoas não falam tanto, são muito mais objetivas e dificilmente vão manter conversação com você por muito tempo, não se preocupe, não é nada além de uma questão cultural.

A objetividade entre eles é tanta que para os nossos padrões poderão ser interpretados como grosseria. Relaxe, não é assim, procure ser objetivo e direto e não se iniba, apenas dance conforme a música. Sustente o mesmo tom e forma de tratamento usados por eles, não procure ser ultra simpático, educado ou sorridente se a recíproca não for verdadeira.

Questão que considero de suma importância: ao comprar frutas, sobretudo em pequenos negócios, nem pense em tocá-las, você será surpreendido de forma nada agradável. Eles  detestam gente mexendo na mercadoria como é comum entre nós.

Diga o que quer ao atendente e ele separa para você. Certa vez, viajando com minha mãe, ela como boa brasileira foi tentar escolher as cerejas e a dona da loja ficou furiosa. Lado bom disso: numa caixa de frutas dificilmente vai acontecer de encontrar as frutas ruins escondidas por baixo das bonitas.


Em lanchonetes e cafés, quase sempre você primeiro compra a "ficha" no caixa, ou melhor, tira a notinha, para depois fazer o seu pedido.

Para nós, brasileiros, beber pode ser uma atividade em si. Vivemos saindo para tomar uma cerveja - os italianos bebem sim, mas normalmente fazem isso para acompanhar uma refeição. Claro que isso não é regra, mas dificilmente você será convidado para tomar uma cerveja ou uma garrafa de vinho sem que isso esteja atrelado a uma outra atividade principal, como um jantar, por exemplo.

À mulherada ansiosa por fazer compras nas maravilhosas lojas de grifes italianas, atenção a um detalhe: quer ser bem atendida? Vá bem vestida. Diferente do Brasil que podemos entrar de chinelinho em (quase!) qualquer loja, ali quanto mais bem arrumada estiver, melhor será o seu atendimento.

Ainda em relação as mulheres, não se assustem, dificimente verá uma italiana na rua de cara lavada, ainda que ela tenha 15 anos. Se gosta de maquiagem, aproveite! Ali não só é o paraíso para comprá-las, como para desfilar sem medo e testar todas as novidades com as quais acabou de se presentear.

Outra diferença que acho que o Brasil poderia muito bem adotar: as greves não acontecem de surpresa, embora aconteçam com uma certa frequência. As pessoas são avisadas com antecedência e as paralisações tem tempo pré-determinado.

Para finalizar, cito uma conclusão da Barbara Bueno, do blog Brasil na Italia que achei muito boa, embora não possa ser intepretada como uma generalização, mas como uma forma resumida para te dar uma direção das diferenças culturais: "Os brasileiros são emotivos, os italianos críticos". É mais ou menos por aí! Os dois povos são maravilhosos com suas particularidades!








2 comentários

Roberta

Vc se superou com esse post!!! Perfeito!

So tenho a acrescentar em relaçao as frutas: Se for comprar frutas, legumes e verduras em supermercados, nao esqueça de colocar as luvas (o supermecado disponibiliza)antes de tocar nas frutas!

Um abraço pra ti

Obrigada Cris! = )
Valeu pelo toque sobre as frutas nos supermercados, essa eu não sabia! Legal que todos saibam para não ouvir um grito na orelha! rsrs
Beijos e mais uma vez obrigada!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores