Wonderland: Siena!
Enquanto a Toscana como um todo é minha grande paixão, Siena é o grande amor da minha vida, portanto, não esperem imparcialidade. Apesar de não ter nascido lá, haver apenas a origem, a cidade está no meu sangue, é parte da minha alma.
Tamanha profundidade de sentimentos, não pode ser explicada em poucas linhas e terminaria por entediá-los. Assim, decidi dividir o post em duas partes, nessa primeira, conto um pouco sobre a cidade enquanto na segunda, que será publicada amanhã, enumero algumas boas razões para despertar a sua curiosidade a respeito dessa, que sob uma ótica bastante subjetiva e tendenciosa, é a mais incrível dentre todas as maravilhas toscanas!
À apenas 70 km de Florença, Siena tem fácil acesso a todas as outras localidades. Trens e ônibus fazem as ligações tornando a cidade uma boa opção de hospedagem para quem quer viajar pela região.
Chegar em Siena é uma experiência incomparável - a cidade é mágica, cheia de particularidades, intensa, com arquitetura e estrutura medievais impecavelmente preservadas - é um sonho de um outro tempo transportado para a atualidade com todos os confortos e tecnologias da vida moderna.
Siena é inteiramente cabeada com fibra-ótica e não tem nenhuma rede de fiação aparente para atrapalhar a paisagem.
Com uma área de 118 quilômetros quadrados e cerca de 55 mil habitantes, tem como principais atividades econômicas o turismo, a enogastronomia, a agricultura e o artesanato. Caminhar por suas pequenas ruas, sem destino, sem um itinerário traçado é o melhor modo de conhecê-la.
Não se restrinja aos seus principais monumentos como a espetacular Piazza del Campo ou o magnífico Duomo, vá além! Olhe-a com os olhos curiosos de uma criança, descubra novas possibilidades, ela é encantadora, dona de muitas facetas, ângulos escondidos.
Sente-se em um lugar qualquer e observe a vida passar, sem pressa, o modo de ser dos seneses, o ir e vir dos universitários, os jovens estrangeiros deslumbrados, frequentadores dos cursos da Università per Stranieri di Siena.
Esqueça definitivamente os guias turísticos, poucas horas ali não bastam, ao contrário, distorcem. A cidade é muito mais do que o que é possível ver em uma tarde. Siena tem mistérios que precisam ser desvendados cuidadosamente, merece ser absorvida, bebida aos goles.
* Vejam mais fotos de Siena aqui !
** Aproveito para convidá-los a conhecer um outro blog brasileiro que fala da Toscana, o "Toscana, aí vou eu" (clique aqui), de Flavia Sbragia. Já dei uma olhadinha na prévia e o espaço está muito bacana, cheio de dicas práticas e conselhos úteis para te ajudar a planejar a viagem para a região, super recomendado!
PARTE II