Uma esperança na era dos mitos instantâneos

Roberta Ristori 3 11:08

A Toscana é fértil em grandes e incontáveis personalidades. Todas as artes encontraram espaço para florescer, talvez devido a grande diversidade e belíssimas paisagens da região, talvez pela"cultura da cultura" que já vem de longe, entrelaçada à própria história local.

Saudade de tempos que não vivi quando passo em frente a uma banca de jornais e me deparo com as estrelinhas do último BBB tentando uma vaguinha no concorridíssimo - e inconstante - "hall da fama". Em um mundo de mitos instantâneos, é difícil imaginar um outro território com uma concentração tão grande de verdadeiras celebridades, estas de fato, admiráveis. Eis meus caros leitores, uma esperança na qual nos agarrarmos!

Os renomados cineastas Roberto Benigni e Franco Zeffirelli, o escritor e criador de Pinocchio, Carlo Collodi, o cantor Andrea Bocelli, o escritor e poeta humanista Francesco Petrarca e o pintor Giotto, são alguns dos filhos ilustres dessa terra. Dante Alighieri, considerado o pai da língua italiana, poeta, escritor e político, autor da célebre "A divina Comédia", nasceu em Florença, assim como o também escritor e poeta, Giovanni Boccaccio, autor de "O Decameron".

Os grandes nomes do Renascimento italiano também são quase todos nascidos ali. Leonardo da Vinci, cientista, pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, anatomista, literato, musicista e inventor (ufa!) é considerado - com muita justiça! - um dos grandes gênios da humanidade.

Donatello e Michelangelo - um dos protagonistas do movimento renascentista e autor do magnífico David, da pintura do teto da Capela Sistina e da Pietà, são outros exemplos. Aproveito a ocasião para dizer que o David é realmente impressionante e não é a toa que existem duas cópia da escultura, além do original na Galleria dell'Accademia, espalhados por Florença - qualquer um é capaz de passar horas a contempla-lo sem esgotar a lista infindável de detalhes e admirar-se com a sua perfeição.

Sandro Botticelli também era toscano. O autor de "A Primavera" e "O Nascimento de Vênus", hoje na Galleria Ufizzi, me emocionou na minha primeira visita a esse que é um dos mais lindos museus e um dos maiores acervo de obras renascentistas. Suas cores e seus traços são magníficos e devo confessar que tenho uma admiração muito especial pela sua obra, é certamente um dos meus preferidos ao lado de Fillipino Lippi.

Lorenzo di Medici, também conhecido como Lorenzo, il Magnífico, não pode ser esquecido quando o assunto é arte. Foi um grande mecenas do renascimento, um dos protagonistas mais ativos do movimento italiano.

Niccolo Machiavelli, o Maquiavel, autor de "O Príncipe" é considerado o fundador da ciência política moderna. O filósofo e escritor florentino é tido como um típico "Uomo rinascimentale" e assina ainda uma das mais incríveis comédias teatrais de todos os tempos - "La Mandragola", "A Mandrágora".

Não podem ser esquecidos ainda os sensacionais arquitetos Filippo Brunelleschi - autor da lindíssima cúpola de Santa Maria del Fiore, o Duomo de Florença, e Giorgio Vasari, responsável pela Ufizzi e pelo Corredor Vasariano que liga o Palazzo Vecchio (centro político e administrativo) ao Palazzo Pitti (residência dos Medici), via direta e coberta para os Medici que passa sobre a ponte Vecchio.

Galileu Galilei, físico, filósofo, astrônomo e matemático, nasceu em Pisa, enquanto o consagrado compositor Giacomo Puccini, é uma das crias mais célebres da sofisticada Lucca. Essas são apenas algumas das inúmeras personalidades toscanas e apenas comprovam que a região é uma inesgotável fonte de inspiração.

*A bailarina no centro da ilustração é do impressionista francês, Edgar Degas










3 comentários

Veramente è molta la felicità di sapere che ci sono tante artiste così importanti e talentosi che sono di origine toscana.
Baccione Robi! Congratulazioni per il tuo interessantissimo blog!

Veramente è molta la felicità di sapere che ci sono tante artiste così importanti e talentosi che sono di origine toscana.
Baccione Robi! Congratulazioni per il tuo interessantissimo blog!

Carissima Sole, sono contentissima per averti spesso qui nel blog! Bacione!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores