Um pouco sobre a região

Roberta Ristori 5 08:05

Situada em uma parte central do país, a Toscana é a quinta região italiana em extensão. Em fama, é indiscutivelmente a primeira. Aclamada em livros, filmes e músicas, a terra dos girassóis, dos incríveis Brunellos, Chiantis e Vernaccias, recebe cerca de 41 milhões de turistas anualmente - mais de 100 mil ao dia*.

Rica em história, berço incontestável do Renascimento, cheia de museus emocionantes, velhos palácios e cidades medievais ainda hoje rodeadas por muros, a Toscana está entre as 30 regiões mais ricas da Europa. Ali, a renda familiar supera em 12% a média nacional e o nível de desigualdade social é o mais baixo do país*.

Todo esse desenvolvimento reflete-se em uma excelente estrutura turística e numa diversidade ímpar de atividades e interesses. Os vaidosos encontrarão as grifes mais badaladas do planeta e multicoloridas lojas de cosméticos, já os gulosos, se esbaldarão com uma gastronomia rica que não vive só de massa (embora sejam fabulosas!), enquanto os esportistas poderão escolher à vontade - do surf à equitação, passando pelo esqui.

Praias lindas como as do litoral da Versilia e da Ilha de Elba, os alpes Apuanos, a Garfagnana, os Apeninos, ou as termas de Montepulciano, são apenas alguns exemplos da diversidade local. Em breve postarei algumas fotos e abordarei cada um deles de forma mais específica.

* Informações do livro "Breve Storia della Toscana", impresso pela Pacini Editore para a Regione Toscana



5 comentários

Ro!!!
Que lugar fantástico. Quero conhecer... como faço? preciso aprender italiano? me indica um professor? beijos e parabens pelo blog.

Pois é, Dú, faz tempo que te falo para ir para lá, né?! Convencido agora ou quem sabe nos próximos posts? rsrs
Olha só, não precisa aprender italiano para para ir para lá, quase em todos lugares encontrará alguém que fale inglês, mas se quiser aprender, a língua é linda mesmo.

Olha eu aí de novo...
Seguinte: vale a penas conhecer as termas de Montepulciano? Ou tem outros lugares da Toscana (tipo Chianciano) onde elas são melhores?

Obrigado!

OI Vagner,
Pronto, o post de hoje é todinho sobre as termar! = ) Abraços!

Olá. Gostaria de coment´rios a respeito da sequência das cidades-sede a serem visitadas e sobre os meio de transporte. Estou indo em setembro/outubro. Obrigado. Aí vai o roteiro de 13 dias no total:

Quinta e sexta: Veneza
Sábado: ida para Florença, pela manhã, bem cedo (trem ou ônibus)
Sábado a segunda: base em Florença (sábado na própria Florença, domingo em San Gimignano e segunda em Cortona e Arezzo – trem ou ônibus)
Terça: ida, bem cedo e de carro, para Siena
Terça a quinta: base em Siena (terça em Siena, quarta e quinta para rodar o Vale d’Orcia (Montepulciano-Pienza-Montalcino, Montichiello, San Quirino d’Orcia, Bagno Vignoli, Pienza, e outras cidadezinhas medievais), além de parar em vinículas, como Felsina e Vinícola Castello di Brolio- Chianti).
Sexta: volta para Florença e devolução do carro e ida para Roma (avião)
Sexta a segunda: Roma
Terça: Roma/BH

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores