Casar na Toscana

Roberta Ristori 1 11:14


Essa semana o post é dedicado a todos os romanticos (e romanticas!) que me escrevem interessados em casar-se na Toscana.

Sao tres as modalidades que voce pode escolher de acordo com as suas expectativas, tempo, paciencia e dinheiro disponivel:


1) Religioso: Aqui a nossa fonte é a Cris, do blog "Noticias da Bota" que explica tudo em detalhes e tem inclusive uma sessao inteiramente dedicada ao assunto. Vale a pena dar uma olhada porque ela explica tudo nos minimos detalhes e é um otimo ponto de partida.

Se decidir casar na igreja catolica aqui na Italia a complicaçao é grande - como nao podia deixar de ser ja que é o berço da igreja. Segundo a Cris, alem da certidao de batismo voces vao precisar do comprovante de crisma. Ate ai tudo bem, vamos piorar: o curso dos noivos (corso prematrimoniale)! No Brasil é uma coisa que se resolve em poucos dias, aqui dura quase um ano. Claro que depende da paroquia, pesquisando na internet, em algumas igrejas sao "apenas" 10 encontros, 1 vez por semana, o que totaliza mais ou menos 2 meses e meio.

2) Em "comune", ou seja, o nosso casamento civil: Nesse caso as coisas sao menos complicadas, ainda que a Italia seja a "mae da burocracia". Estrangeiros e nao residentes tambem podem se casar por aqui e inclusive, no site da cidade de Florença, existe um modulo dedicado com informaçoes tambem em ingles.

As "locations" sao maravilhosas e voces podem escolher entre o Palazzo Vecchio (Sala Rossa, Sala di Lorenzo ou Salone de' Cinquecento), o Museu Bardini, a Vila Vogel, ou o cinematografico e romantico Giardino delle Rose. Os preços variam dos 250 euros para a Sala Rossa aos 5.000 euros, para o suntuoso e renascentista Salone de' Cinquecento.

A documentaçao que voces vao precisar é o "nulla osta" (leia todas as informaçoes no Noticias da Bota!), com firma reconhecida do consul diretamente na "prefetura" da "comune" escolhida para o matrimonio. Depois disso deve ser feita uma declaraçao no "Ufficio Matrimonio"  que em Florença fica no Palazzo Vecchio e abre de segunda a sexta-feira das 8:30 as 13 e terças e quintas tambem no periodo da tarde - das 14:30 as 17.  Telefones: + 39 0552768518 - 2768299 - 2768206 - 2768211 - 2768575, Fax: +39 055 2616715, email: loretta.burdassi@comune.fi.it; matrimoni@pec.comune.fi.it.

Para a celebraçao do casamento sao necessarias 2 testemunhas portadores de documento de identidade e se os noivos nao falam italiano, deverao ser assistido por um interprete que devera intervir seja na declaraçao que no matrimonio.


3) Bençao simbolica e festa: Essa é a melhor opçao para quem nao tem nem tempo e nem paciencia. Sem nenhuma burocracia, tantissimas empresas locais realizam a cerimonia simbolica e organizam tudo para voce. Casamentos em castelos, vilas, praias, enfim, aqui o que vale é a criatividade e o sonho de cada um!

Vale dizer tambem que essas mesmas empresas que cuidam da cerimonia simbolica, muitas vezes tambem realizam o casamento religioso e civil. Claro que ai os custos aumentam, mas os noivos nao precisam se preocupar com burocracia e papelada, eles cuidam de tudo - da maquiagem da noiva à lua-de-mel, passando pelo contato com o padre. Pessoalmente nao conheço nenhuma dessas empresas, mas basta uma pesquisa rapida no Google para encontra-las.

*A foto que ilustra o post é do Castello di Meleto, no Chianti.

1 comentários

Ótimo post, que maravilha poder se casar em Toscana, super show, cheio de puro romantismo, as dicas são importantíssimas e ajuda muito na hora dos preparativos.

Laura
www.bluevalet.com.br

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores