Maio: Festival d'Europa

Roberta Ristori 2 05:30


Entre 6 e 10 de maio Florença se torna a "Capital da Europa" com o "Festival d'Europa".  O evento idealizado pelo Instituto Universitario Europeu e realizado com o apoio da prefeitura da cidade.

A ideia da iniciativa é mostrar que Florença nao parou de refletir sobre o futuro da Europa, ainda que seja sempre lembrada pelo inegavel e fundamental papel que desempenhou no renovamento cultural nos seculos XIV e XV - o grande berço do Renascimento.

A cidade é sede do Instituto Universitario Europeu, unica estrutura academica fundada pelos paises membros da Comunidade Europea e que ha entre suas funçoes, àquela de forncecer uma contribuiçao intelectual ao processo de integraçao do continente.

Mostras, encontros, debates, seminarios, cursos sobre temas de relevancia europeia, atividades culturais e didaticas integram o calendario de eventos. Para maiores informaçoes, visite o site oficial (em ingles e italiano). Quem nao puder conferir de perto, a manifestaçao sera transmitida ao vivo pelo site http://www.intoscana.it


A "Notte Blu", iniciativa dedicada a Europa e sua cultura, que garante 27 horas seguidas de animaçao pelas ruas, praças, lojas, teatros e cinemas do centro e da periferia entre os dias 7 e 8 de maio. 

Shows, espetaculos, mostras cinematrograficas, esporte, enograstronomia e atividades dedicadas aos pequenos viajantes sao algumas das propostas da iniciativa. Alguns dos espetaculos sao pagos, mas os inscritos no site da "Notte Blu" tem direito a um desconto especial. Confira a programaçao completa a maiores detalhes no site oficial (em ingles e italiano).

2 comentários

Olá Roberta! Pena que por pouco não poderei aproveitar a dica, chegarei na Toscana dia 15/05! Aproveito a oportunidade para pedir uma dica rápida, algo que não dê muito trabalho. Eu e minha esposa faremos uma viagem de bicicleta pela Toscana, seguindo o seguinte itinerário:
15/Pienza
16/Pienza-Sant'Anna in Camprena- Castelmuzio-Trequanda-Montellonico-Montelpuciano-Montichiello-Pienza
17/Pienza-Bagno Vignoni-Sant'Antimo-Montalcino
18/Montalcino-Monte Oliveto Maggiore-Asciano-Le Crete-Siena
19/Siena-Radda in Chianti-Castellina in Chianti
20/Castellina-Panzano, Greve in Chianti-Castellina
21/Castellina-Monteriggioni, Castel San Gimignano-San Gimignano
22/Fim da viagem de bicicleta após o café-da-manhã.

É um tipo de viagem bem legal, com suporte de uma empresa local, que fornece todos os equipamentos, telefones para eventuais emergências, transporta suas as bagagens entre os hotéis, etc. É preciso um pouco de preparo físico, mas acreditamos que será uma ótima forma de experimentar a Toscana.

Pois é, nosso tour de bike acaba em San Gimignano no dia 22 de manhã e nosso vôo de volta sai dia 25/05 ao meio-dia de Bolonha, que já teremos visitado no dia 14/05.

Eu imagino que estamos cobrindo uma área legal e interessante da Toscana com a bicicleta, mas procurei deixar de fora cidades acessíveis por trem como Lucca e Pisa, que não conhecemos, assim podemos utilizar esse meio de transporte para visitá-las depois do tour de bike.

Já visitamos Florença e a maioria dos pontos de interesse por lá, embora não tenhamos podido visitar a Uffizi e Piazzale Michaelangelo, fatos que pretendemos corrigir agora.

Como você operacionalizaria esses dias restantes de viagem, de forma a conhecer Pisa, Lucca e reparar nossas falhas com Firenze? Se você achar interessante incluir outro(s) destino(s) que faça(m) sentido turística e logisticamente, fique à vontade.

Muito obrigado! Se conseguirmos montar um relato de viagem, com certeza compartilharemos!

Abraço!

Oi Alan,
Seja muito bem-vindo ao Giro pela Toscana!
Admiravel o pique de vcs! Com certeza precisa de muito preparo fisico para encarar tanto tempo de bike, mas sera uma viagem maravilhosa, um modo especial de conhecer a regiao.
O roteiro de vcs esta bem bacana, passando por locais lindissimos.
Infelizmente, terao poucos dias livres no final, mas ai vao meus palpites:
1) Passando por Pienza, Montalcino e Bagno Vignoni, aproveitem para visitar San Quirico D'Orcia, uma das minhas cidades preferidas!
2) Ja que vao a San Gimignano, podem aproveitar para conhecer Volterra - 30 km de distancia e o lugar é uma graça.
Depois de conhecer San Gimignano acho que seria uma boa seguir para Firenze para conhecer a Uffizi, o Piazzale Michelangiolo e outros locais que ainda nao visitaram. Ja que o tempo é curto e Firenze oferece muita coisa linda, talvez o melhor seja deixar Pisa e Lucca para uma outra viagem e concentrar-se ali. Caso estejam realmente convencidos a visitar essas duas cidades, acho que um dia é suficiente. Partam de Florença com o trem e programem uma para a manha e outra para a tarde.
Espero ter ajudado um pouquinho. Qualquer duvida, escrevam de novo!
A viagem de voces é super interessante, vou adorar se na volta puderem escrever um post para o Giro contando um pouquinho dessa aventura!
Abraço e boa viagem!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores