Arte 2011 em Florença - calendario sensacional!

Roberta Ristori Reply 06:57


Com, ou sem crise economica, a bela Florença continua sendo um grande berço da arte. O calendario de mostras para 2011 é riquissimo e aaconselho a leitura atenciosa do post a todos que estam planejando uma viagem à cidade no proximo ano.



O inicio da sexta ediçao de "Un anno ad arte" esta marcardo para o dia 8 de março com "Figure, Memorie, Spazio", na Galleria degli Uffizi. Trata-se de uma colaboraçao entre o museu florentino e o British Museum e reune cerca de 100 desenhos, esboços e projetos de grandes artistas italianos do periodo de 1400 e 1500. Tiziano, Fra Angelico, Michelangelo, Botticelli, Leonardo e Rafael sao alguns dentre os mestres que poderao ser apreciados ali.

No dia 11  de maio, no Museo do Bargello, tem inicio uma mostra dedicada às fabulosas esculturas de Bartolomeo Ammannati (leia aqui) - Leda com o Cisne, a tumba Nari e a Fontana di Giunon.



A partir de 17 de maio, na Galleria d'Arte Moderna do Palazzo Pitti,  "Dagli Splendori di Corte al Lusso Borghese-l'Opificio delle pietre dure nell'Italia Unita" conta aos visitantes com uma serie de obras de arte a transiçao entre o Granducato de Toscana e a arte para a classe burguesa em ascençao.


Em 27 de maio, no Museo degli argenti (Museu das pratas) do Palazzo Pitti, sera inaugurada "Tesoro del Cremlino" (Tesouro do Kremlin), com as coleçao mais preciosa do antigo museu russo que reune os tesouros reais, objetos de corte de uso cotidiano e cerimonial, ligados aos grandes czares russos de tantos seculos de historia. Em contrapartida, os museus florentinos enviam à Russia, em 29 de maio, uma coleçao dos tesouros dos Medici.


A partir de 31 de maio, a Galleria dell'Accademia, descreve, por meio da obra de Lorenzo Bartolini, grande escultor toscano de 1800, os temais eternos do ideal da beleza e da inspiraçao da natureza.

Em 14 de junho, a Galleria degli Uffizi inaugura "Vasari, gli Uffizi, il Duca", uma mostra focada na fundaçao da Uffizi - resultado de uma forte colaboraçao entre o duque Cosimo I de Medici e seu artista predileto, em ocasiao do quinto centenario do seu nascimento.

Para concluir mais um fantastico ano cheio de arte, em 11 de outubro, no Palazzo Pitti, uma mostra dedicada aos 150 anos da Unità d'Italia, intitulada "La bella italia. Arte, identita' delle città capitali". 350 obras provenientes de museus italianos e internacionais para contar a historia de arte do pais.

Para mais informaçoes consulte o site:
http://www.unannoadarte.it/

* Fonte: Site oficial da Toscana - www.intoscana.it



Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores