Casto Ammanati

Roberta Ristori 5 09:02

O primeiro discípulo de Bandinelli e depois de Jacopo Sansovino, em Veneza, o escultor florentino venceu em 1560, o concurso para o projeto da Fonte de Netuno, na Piazza della Signoria.

Dentre outros mestres, haviam participado Cellini e Bandinelli. Este último morreu e não pode acabar de trabalhar o bloco de mármore gigantesco que lhe haviam dado para trabalhar a figura central da fonte.

De qualquer forma, já estava prevista uma estátua de Netuno que Amanatti começou a trabalhar em 1561. Pouco depois de ter terminado a fonte em 1575, o escultor sofreu uma crise religiosa de tamanha proporção que o levou a condenar todas as suas obras, incluindo a Fonte de Netuno, por conter um grande número de nús.

*Fonte: "A Arte da Renascença Italiana" - Rolf Toman, texto sobre a Escultura da Renascença Italiana de Uwe Geese.

**A imagem que ilustra o post é da Wikipedia

5 comentários

Roberta, estive pela Toscana agora em setembro e adorei !!!! Especialmente Florença... fiquei realmente encantada. Suas dicas foram ótimas e vc foi minha guia durante a viagem. Fui à Tratoria da Marione duas vezes e ao Tre Cristi em Siena. Agora, quando acompanho os posts sei do que vc está falando e me dá uma saudade danada... Obrigada ! Bjs

Adoro Florença! Da ultima vez que fui, só consegui passar um dia. Mas em julho de 2011 volto para ficar 1 mês ;D

@Lilian - Fico muito feliz ao saber que o blog te ajudou, Lilian! = ) Que bom saber que as dicas estao sendo uteis e vc. teve uma experiencia maravilhosa na Toscana! Florença é realmente encantadora!
Beijos.

@Clarissa - Ebaaa, que bom que ja programou um mes todinho para Florença! Ela merece! rsrs Nao vai se arrepender! ; P Beijos!

awesome blog, do you have twitter or facebook? i will bookmark this page thanks. lina holzbauer

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores