Passeio lindo bem ali do lado: Cinque Terre!

Roberta Ristori 9 08:42

Queridos, para deixar bem claro, Cinque Terre não fica na Toscana, pertence à região da Ligúria. No entanto, como tenho recebido muitos e-mails perguntando sobre essa linda área marinha, decidi escrever um post explicando como chegar lá partindo da Toscana!

Antes de mais nada, as 5 terras são: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso. Tratam-se de pequenos vilarejos, charmosos e românticas à beira do Mediterrâneo. Um cenário espetacular pontuado por casinhas penduradas na borda de penhascos.

A partir da Toscana é bastante simples chegar a Cinque Terre e esse pode ser um passeio de um dia bastante agradável para quem está hospedado na Versilia, como as belas Forte dei Marmi, Marina di Pietrasanta, Viareggio, ou mesmo em Pisa, onde está o aeroporto mais próximo.

Basta pegar o trem da linha Pisa-Gênova. Confira informações e horários no site da Trenitalia. Outra opção é chegar até lá em um dos barcos que fazem o trajeto diariamente durante o verão e a primavera.

Trem: Você pode pegar em La Spezia (a mais próxima) e seguir em direção a Levanto (Linha Pisa - Gênova). Chequei no site do Parque Nacional de Cinque Terre (em inglês e italiano) e eles oferecem inclusive um passe de trem (Cinque Terre Card Treno) especial que pode ser usado a vontade durante um determinado período de tempo. De Pisa até a primeira das 5 terras, Riomaggiore, leva apenas uma hora de trem.

Barco: Pode optar por pegar o barco também em La Spezia, ou se estiver no litoral da Versilia, na Toscana, pode pegá-lo a partir de Viareggio, Forte dei Marmi, Marina di Massa ou Marina di Carrara. Partindo de La Spezia a tarifa varia de 15 a 25 euros. Veja maiores informações no site de navegação do Golfo dos Poetas.

* A imagem que ilustra o post é do site oficial do Parque Natural de 5 Terre.

9 comentários

Oi Roberta, seu blog é divino! Parabéns! Esse passeio dá pra fazer de carro? Outra coisa, irei pra Itália no final de dezembro, como é o clima na Toscana nesta época? Um abraço, Cris

Cris, muito bem-vinda ao Giro pela Toscana! Fico muito feliz que esteja gostando do Blog! = )
Dezembro é frio, inverno, no entanto, particularmente é uma das minhas estaçoes favoritas para estar la. Gosto de frio e acho mais animador para passear, enfrentear caminhadas, além do que, tem menos turistas.
Sobre o passeio a 5 Terre, te aconselho a ir de carro até La Spezia e de la pegar o trem para circular entre os vilarejos!
Abraços e qualquer duvida, volte!

Oi, Roberta,
Sou eu, a Lu, do VnV! Comecei a vasculhar o seu blog e encontrei Cinqueterre que é uma lacuna na minha vida de viajante. Já que vc falou que é pertinho da Toscana, volto c/as minhas perguntas:
1) p/lá tb vale a pena ir em final de março (pelo fato de ser à beira mar, será que faz mto frio e perde a graça)?
2) será que 1 semana é suficiente p/um giro pela Toscana e ainda uma chegadinha à Cinqueterre?
Grazie,
Lu

Oi Lu,
Desculpe a demora na resposta, correria!
Vamos la: acho sim que uma chegadinha em 5 Terre vale mesmo em março. Claro que sera uma experiencia diferente, nada de mergulhos e nada de vista do barco, porque nessa epoca nao fazem, mas podera fazer caminhadas e ver o panorama da terra para o mar!
Uns 10 dias seria o ideal, mas acho que vc. ate pode fazer em uma semana, ainda mais porque ja foi à Toscana. Alias, obrigada pelo link da materia da sua viagem de bike, amei! = )
Beijo e qq. duvida, grita!

Oi Roberta, Obrigada pela resposta. Estou pensando em passar o Natal em Monterosso al mare, o que acha? Vale à pena conhecer a cidade em dezembro ou vc me indica outro local mais acolhedor? Qual a melhor localização para buscar hoteis nesta cidade, mais próximo ao centro histórico? Outra coisa, como estaremos de carro, teremos dificuldade de encontrar estacionamento em hoteis e na cidade?
Mais uma vez, obrigada pela ajuda. Bjs, Cris

Oi Cris,
Sinceramente nao sei te dizer como fica Monterosso nessa época de Natal... Acho que tudo vai depender de como sera sua viagem, companhia e etc., porque muito provavelmente estara tudo beeeem tranquilo por ali. Mas se decidir encarar, a paisagem nao sera menos bela! = )
Beijos!

Oi! Muito legal seu blog.
Estou indo pra Toscana em junho, Comecarei por Roma, e voltarei por Milao, tenho 8 dias para viajar pela regiao de Toscana e Veneza, que farei de carro. Gostaria de ficar hospedada em uma cidade em Toscana e fazer passeios diarios(Sienna, Arezzo, San Giminiano, Pisa, Luca, Florenca, Verona e Orvietto.Poderia me diizer qual seria uma cidade bem localizada facilitando meus passeios diarios.
Muito Obrigada

Oi Telma,
Tudo bem?
Vamos la, se pretende fazer a Toscana de carro, recomendo nao escolher Firenze como "cidade base", pois é bastante complicado para circular. San Gimignano me parece a escolha mais central no seu caso. Leia mais aqui:
http://giropelatoscana.blogspot.com/2010/07/encantos-partir-de-san-gimignano.html

http://giropelatoscana.blogspot.com/2010/07/cidades-que-rendem-boas-bases-para-quem.html

http://giropelatoscana.blogspot.com/2010/07/hoteis-em-san-gimignano.html

http://giropelatoscana.blogspot.com/2010/07/de-carro-ou-de-trem-pela-toscana.html

Outra coisa que te aconselho se quer conhecer a regiao do Veneto, é estabelecer uma segunda base naquela regiao para nao tornar os passeios diarios muito cansativos!
Qualquer duvida, escreva novamente!
Abraços e otima viagem!

Oi Roberta,
Estou pensando em pernoitar em Cinque Terre. Sugere alguma das 5 cidades para passar a noite?
Obrigada, Mariana

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores