Cidades que rendem boas bases para quem optar pelo carro!

Roberta Ristori 18 09:55

Queridos,  depois do post onde contei um pouco melhor sobre as vantagens e desvantagens de conhecer a Toscana de carro e de trem (leia aqui), resolvi reunir algumas cidades que rendem boas bases para diversos itinerários "motorizados" pela região.

Dessa forma, quem estiver mesmo com vontade de rodar pela incríveis estradinhas secundárias, pode fugir do trânsito e dos estacionamentos pagos das cidades maiores e de quebra, ainda se hospedar em locais muito charmosos, algumas vezes a preços até mais convidativos.

Escolhi locais que além de belos, são bem localizados, o que favorece a circulação por diversos pontos da região, de acordo com o que você estiver disposto a conhecer. Logo, logo, dando continuidade ao especial com sugestões de hotéis (leia aqui), citarei opções em todas essas cidades.

Se me inspirar um pouquinho mais (já que a saudade da Toscana anda me deixando meio desanimada...), prometo criar também algumas sugestões de itinerários específicos, partindo de cada uma dessas localidades, a exemplo do que fiz com San Gimignano (leia aqui)!

Estou preparando um post para a semana que vem onde contarei um pouquinho mais sobre cada uma das "bases" que selecionei:

Montalcino/San Quirico d'Orcia/Pienza

Monsummano Terme/Montecatini Terme

Bolgheri/Castagneto Carducci

San Gimignano/Volterra

Poppi/Bibbiena

* A foto que ilustra o post é de Montalcino

18 comentários

Roberta, parece que vc esta adivinhando todas as minhas questoes internas para resolver o que fazer e onde ficar na Toscana.
Deve ser realmente uma delicia ficar nestas cidades menores, mas fico com um pouco de medo de nao ter muito o que fazer, por exemplo a noite. Nao digo Balada nem nada do genero, mas restaurantes, bares etc.
Mais uma vez Parabens.
Mariana

Oi Mariana, que bom que estou sintonizada com suas dúvidas!
Olha, sobre as cidades menores, realmente sobre agitos e baladas você tem razão, não terá muito o que fazer. Já sobre restaurantes e bares, pode ficar despreocupada. A Toscana toda é bem estruturada para o turismo e você encontrará diversas opções, atenção apenas quanto aos horários de funcionamento, não é como no Brasil que podemos chegar a qualquer horário e encontrar os estabelecimentos funcionando, mas isso por lá é diferente mesmo nas cidades maiores. Convém sempre informar-se sobre estes horários o que na maioria das vezes pode-se fazer no próprio hotel em que estiver hospedada. Outra coisa, muitos dos hotéis dessas cidades contam com um bom restaurante, é preciso estar atenta na hora de fazer a reserva. De qualquer forma, logo, logo postarei algumas opções de hospedagem nestes locais! ; )
Mais uma coisinha, se a tranquilidade absoluta não é muito o seu perfil e pretende viajar sozinha, talvez seja melhor optar por se basear numa cidade maior. Recomendo essas alternativas mais para casais, famílias, ou grupos de amigos!
Beijos e ótima semana!

Roberta, parabéns!!! Seu blog é incrível, está me ajudando muito para planejar a minha viagem para a Toscana.
Se não for abusar muito queria pedir tua opinião sobre um ponto que estou em dúvida. Eu e meu marido vamos passar 17 dias na Itália nas primeiras semanas de setembro. Chegamos por Milão, pensamos em ir direto para Toscana e passar uns 8 dias por lá e depois ir para Nápoles, Pompéia, Costa Amalfitana e Roma que é por onde eu volto.
A questão é a seguinte: eu vi seus pots e outros tantos comentários sobre as vantagens e desvantagens de alugar um carro, então pensei em fazer uma parte da viagem de trem e outra de carro. Mas a dúvida está em qual a melhor maneira de executar este plano. Pensamos em pegar um trem de Milão para Florença e utilizar a cidade como base para viajar de trem para as outras cidades da região (5 dias, 2 para conhecer Florença e 3 para fazer bate e volta pela região) e depois alugar um carro e ficar uns 3 dias em um hotel agriturismo para conhecer as cidadezinhas, ir para as vinícolas... Será que vc poderia sugerir quais cidades valem a pena conhecer de trem e quais devo ir de carro e se esta divisão de tempo (5 dias trem 3 dias carro) é a melhor?

Oi Carolina, que bom que está gostando do blog e está te ajudando com a sua viagem para a Toscana! = )
Olha, acho sua proposta ótima! Desse jeito vai conseguir aproveitar o melhor de cada um dos modos de conhecer essa região tão incrível.
Acho que pode fazer metade, metade, 4 dias de trem e outros 4 de carro. Na sexta-feira vou publicar a segunda parte do post sobre as cidades que rendem boas bases para quem está dirigindo, mas vou pensar em alguma coisa legal para você e posto aqui de novo!
Me diz uma coisa, tem alguma cidade já em mente, já conhece alguma coisa?
Beijo!

Oi Roberta, obrigada pela resposta e ajuda! Acho muito legal esta sua iniciativa de compartilhar sua experiência. Sempre tive vontade de conhecer a Toscana e a forma apaixonada que vc descreve a região no seu blog foi o incentivo que eu estava precisando para concretizar a viagem.
Nós não conhecemos a Toscana, queríamos visitar as principais cidades e ver a rica parte histórica, mas também aproveitar as cidadezinhas, comer em bons restaurantes, visitar vinhedos... Então não temos nada definido, vimos muitas coisas de Florença, Pisa, Siena, Assis, San Gimignano, Pienza, Montalcino e Montepulciano Castellina In Chianti e Greve In Chianti, mas na verdade nem sabemos se realmente são os lugares mais legais ou se é a melhor combinação para um roteiro. Portanto estamos completamente abertos para sugestões.

Carolina, nada poderia me deixar mais feliz do que saber que o Giro pela Toscana e todo meu amor pela região foram determinantes para a sua decisão de ir até lá! = )
Muito legal o roteiro que vocês já tem mais ou menos em mente. Só para esclarecer, Assis, não fica na Toscana, mas na Úmbria. De qualquer forma é uma linda cidade que vale a visita e é pertinho da Toscana!
Sobre a sua dúvida quanto ao que fazer de carro e a parte do trem, deixaria as cidades maiores para o trem, ou seja Florença, Pisa e Siena, aliás, essa última, se estiver baseada em Florença, melhor optar pelo ônibus. Vc. não mencionou Lucca e já que pretende ir até Pisa e as duas são super próximas, não deixe de conhecê-la, é linda! Aliás, particularmente até mais interessante do que Pisa.
Para conhecer essas outras cidades que você citou, acho que uma excelente base seria San Gimignano, dê uma olhada nos últimos posts que escrevi sobre isso, onde até sugiro um roteirinho partindo de lá, bem detalhado e algumas opções de hotéis charmosos - http://bit.ly/djiudA!
Te sugiro a leitura de alguns posts para fechar o seu itinerário pela Toscana: http://bit.ly/aacmdh , http://bit.ly/ckNkkF e http://bit.ly/dtcizq
Qualquer dúvida, volte aqui! ; )
Beijo!

Roberta, muito obrigada pela ajuda! Estou fechando meu roteiro seguindo suas dicas.
Beijão!

Roberta, somos 4 casais que estamos planejando uma viagem enogastronömica pela Itália de 6 a8 dias e pensamos no Piemonte, porém com o seu blog ficamos bastante interessados em conhecer a Toscana. Gostaria de uma sugestáo sua para ficarmos hospedados em uma cidadezinha charmosa, que oferecesse algum curso de culinária para `curiosos`e que tivesse agradáveis feiras livres e restaurantes. Parabéns pelo blog, Luciano.

Oi, Luciano, seja bem-vindo ao Giro pela Toscana!
Fico muito lisonjeada que o blog tenha conquistado vocês e despertado essa curiosidade sobre a região.
A Toscana é cheia de cidadezinhas charmosas, com "mercati" (as feiras livres à italiana), ótimos restaurantes e produtos típicos de execelente qualidade.
Sobre os cursos de culinária, também sei que existe uma boa variedade, mas vou dar uma pesquisada nos mais interessantes e te respondo aqui.
Aliás, vc. me deu uma ótima idéia para um novo post! Semana que vem publicarei um roteiro baseado nas expectativas do seu grupo de amigos com todas as dicas e sugestões.
Abraço e ótimo final de semana!

Roberta estou pensando em montar base proximo a Greve, em Tavarnelle Val di Pesa e de lá fazer o seguinte roteiro:

1 dia: Pisa e Lucca
2 dia: Florença
3 dia: San Gimignano e Siena
4 dia: Arezzo e Cortona
5 dia: Montalcino, Pienza e Montepulciano

vou incluir em algum desses dias um passeio em Greve, Castellina, Radda e Gaiole.

e como vou estar de carro, vou parando nos lugares que me chamarem atencao pelo caminho... e pretendo jantar em varios lugares indicados por vc e pelo tarcisio..

aceito dicas, sugestoes, criticas, etc.

parabens pelo seu blog!

Oi Paulo,
Tudo bem?
Perfeito o seu roteiro! Nenhuma alteraçao para te propor, acho que conseguiu colocar a "essencia" da regiao nos dias que tem disponivel! As distancias estao boas e o roteiro bem equilibrado, sem grandes correrias!
Depois passe por aqui para nos contar como foi a viagem! ; )
Abraço!

Oi Roberta,
Se tivesse que escolher entre 5 cidades imperdiveis para se conhecer em 3 dias na toscana?
Estarei de carro e penso fazer base em 2 cidades e conhecer outras menores durante o dia...Pego o carro em Roma e volto p Roma depois.
Obrigado!!
Renato Pinheiro

Oi Renato,
Vamos la, 3 dias e 5 cidades na Toscana é uma missao quase impossivel! rsrs
Me explico: tudo depende do seu estilo de viagem. Se gosta de conhecer as coisas melhor, "viver" o lugar, minha dica é passar esses 3 dias em Florença e conhecer, de fato, essa maravilhosa cidade.
Ja se nao se importa em visitar na correria mesmo, te diria para fazer Firenze (1 dia), Siena (1 dia), Pisa e Lucca (as duas no mesmo dia). Se quiser mudar um pouco a paisagem, siga ate a Versilia - Pietrasanta e Viareggio - perto de Lucca.
Espero ter conseguido "clarear" um pouco as coisas! ; )

Ola Roberta!

Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo excelente blog, tem sido extremamente útil e foi umas das fontes que nos fez incluir a Toscana em nosso roteiro.

Estou indo pra lá, com mais 4 amigos em Setembro, estaremos de carro, partimos de Verona no dia 25 e temos de estar em Roma no dia 29 á noite.

Pensei no roteiro:

25- Sair de Verona, bem cedo, passando pela sss-222 na região do Chianti, parando em alguns lugares que acharmos interessantes e partir até Siena, onde montaremos nossa base, tentando aproveitar algum tempo ainda na cidade
26-Ir ao Val D´Orcia (San quirico, pienza, Montichiello, Montepulciano, Torrita)
27-Ir a Monteriggioni e San Gimgniano, se sobrar tempo Volterra
28- curtiriamos um pouco de Siena, iriamos a Pisa e de lá a Firenze, onde dormiriamos e devolveriamos o carro
29- Firenze e a noite depois das 20:00 trem à Roma

Outras opções que pensamos, seria saindo de Verona no dia 25, irmos direto a Firenze aproveitando a cidade e dormindo lá ou indo a Pisa e Lucca e dormir em Firenze, curtindo a cidade no dia seguinte (26), 27 e 28 aproveitar Siena e a região de San Gimgniano, Monterriggioni, Volterra e depois no dia 29, sairmos de Siena, rodarmos pelo Val D´Orcia e de la seguir a Roma devolvendo o carro na agencia do aeroporto Fiumicino

Gostaria de sua opinião

Grato

André Petroni Vauclin

Olá Roberta!

Adorei o seu blog! Pretendo viajar para Toscana ano que vem, estou ficando quase louca tentando planejar, mas com os seus posts minhas idéias começaram a clarear.

Ainda não tenho certeza de quais cidades realmente quero conhecer, mas já sei que vou fazer metade de trem e metade de carro. Acho ótimo a facilidade do trem, mas quero poder encontrar surpresas também.

Muito Obrigado por dividir a sua experiência.

Beijos!

Oi Roberta, primeiro parabéns pelo seu blog, sensacional. Bem escrito, claro e muito enriquecedor.
Estou indo para Toscana em Outubro passar 10 dias e pensei em montar três bases em Montalcino (para visitar Pienza e Montepulciano), Radda (para visitar Greve, Gaioli e Siena) Florença (para visitar Lucca e San Giminiano).
O que você acha? Faz sentido? É ruim? Estou meio perdida em relação as bases, queria ficar em hoteis charmosos em região com vinicolas...
Obrigada !!!

Oi Roberta, primeiro parabéns pelo seu blog, sensacional. Bem escrito, claro e muito enriquecedor.
Estou indo para Toscana em Outubro passar 10 dias e pensei em montar três bases em Montalcino (para visitar Pienza e Montepulciano), Radda (para visitar Greve, Gaioli e Siena) Florença (para visitar Lucca e San Giminiano).
O que você acha? Faz sentido? É ruim? Estou meio perdida em relação as bases, queria ficar em hoteis charmosos em região com vinicolas...
Obrigada !!!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores