Magia Lucignanese

Roberta Ristori 2 10:53

Além da minha constante saudade da Toscana e da minha eterna sensação de exílio sempre que estou longe dessa encantadora região, nesses últimos dias, minha vontade de dar um pulinho lá aumentou!

Meu querido amigo Gianni Mecocci, andou despertando minha curiosidade em relação a Lucignano, uma minúscula e pitoresca cidade na província de Arezzo. Mais um extraordinário exemplo de urbanística medieva - construções distribuídas no tradicional formato eliptico, com vias circunscêntricas, assim como Siena, simplificando, em formato "labiríntico".


Adoro esse tipo de cidade, cheias de particularidades, um certo mistério, um descobrir de ruas e belezas a cada passo. Essa coisa de se perder só para se apaixonar mais ainda por aqueles "cenários" bucólicos. Apenas 3.468 habitantes em meio a estrada entre Arezzo e Siena, um lugarejo cheio de ritos mágicos, como o "Albero d'Oro" (Árvore de Ouro), também conhecida como Albero Dell'Amore ou Albero della Vita.

Trata-se de um magnífico trabalho de ourivessaria gótica. A escultura de 2,60m de altura, confeccionada em ouro, coral, esmalte e cristal, foi iniciada em 1350 por Ugolino da Vieri e concluída  em 1471 por Gabriele D'Antonio. Segundo a lenda, o casal que faz promessas de amor diante dela, terão sorte, amor e felicidade eternos.

A romântica cidade, realiza anualmente, no dia de São Valentino (14/02), um evento especial intitulado "Segni d'Amore" (sinais de amor).  Bastante interessante! Além dos poemas recitados diante da Árvore do Amor, os mais entusiasmados poderão fazer suas juras de amor eterno e os restaurantes locais preparão jantares afrodisíacos.

Já que São Valentino agora só no ano que vem, quem estiver indo para a Toscana este mês, tem mais um bom motivo para incluir Lucignano no roteiro - nos dias 23, 25 e 30 de maio acontece a Maggiolata Lucignanese.

Considerado o evento de maior importância da cidade, chega em sua 73ª edição esbanjando beleza em uma competição bastante original. 4 bairros da cidade (Porta Murata, Porta San Giovanni, Porta San Giusto e Via dell'Amore) se desafiam na preparação do mais lindo carro de flores. Estes carros são confeccionados com flores de todos os tipos, uma celebração a primavera. Bandas folclóricas e desfiles históricos completam o espetáculo.

Lucignano me parece um pequeno e doce sonho feito de flores. Cidade singular, alegre, harmônica, apaixonante. Não vejo a hora de botar meus pés por lá e enchê-los de lindas fotos! Enquanto isso, confiram as belas imagens no site da Maggiolata.

*Fontes: Touring Club Italiano e Site oficial da manifestação. A imagem que ilustra o post também é do site do evento.



2 comentários

Oiiiii!!!!! Nossa! Que cidade mais encantadora!!! Também estou "quase indo" de volta à Toscana e, com certeza, esse lugar estará no meu roteiro! Obrigada, pela maravilhosa dica! Bjo da Lili!

Oi Lili,
Antes de tudo, seja muito bem-vinda ao Giro pela Toscana! Essa cidade parece ser mesmo muito especial, estou doida para ir até lá! Feliz que tenha gostado da dica! = ) Se for para lá antes, passe aqui para contar como foi!
Beijo!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores