Planeje seu Giro - Para entender a Toscana

Roberta Ristori 9 08:24

Uma pergunta que os amigos me fazem com certa frequência vem me assombrando ultimamente: de quanto tempo preciso para conhecer a Toscana? Se soubessem o quanto é difícil dar essa resposta...

Pensando nisso, resolvi escrever uma série de posts com roteiros diferentes. Não farei aqui roteiros fixos, super definidos, a idéia é situá-los de acordo com os seus interesses e sugerir algumas coisas que não devem passar batidas.

O que faço questão de ressaltar, é que não se pode conhecer a Toscana em 2 ou 3 dias, proposta da maioria das agências de viagem. Se procurar por uma delas, provavelmente tentarão te empurrar um pacote de 2 noites em Florença, 1 manhã em Pisa e 1 tarde em Siena, ou algo assim.

Não dá! Se fizer isso não estará conhecendo a Toscana. Nem superficialmente! Perderá a chance de aproveitar uma das coisas mais interessantes que a região oferece: seu estilo de vida.

A Toscana não vai sair do lugar, conheça menos cidades de cada vez, mas de modo mais profundo. Cada cidade é um mundo a parte, cheio de particularidades, novidades para descobrir com calma e inúmeras possibilidades.

Então vamos lá, mínimo do mínimo? 6 dias e mesmo assim, sendo muito econômica. Quer ter uma idéia melhor? Já estive na Toscana algumas vezes, em certas ocasiões fiquei por lá por mais de 40 dias e ainda não conheço completamente a região. Sempre me supreendo com alguma coisa nova e linda.



No próximo texto começo a explicar a minha primeira proposta, um "reconhecimento de território" para uma primeira viagem. Enquanto isso, aproveito para esclarecer uma outra questão: quando ir?

A Toscana é uma delícia em qualquer época do ano, cada uma tem seus encantos próprios: o verão é animadíssimo, super-badalado; o inverno é elegante e tem os esportes de neve, como o esqui; a primavera torna tudo ainda mais lindo e colorido com flores por todos os lados e o outono é a época da "vendemmia" (colheita da uva) e das azeitonas, tem uma afluência turística menor, além de temperaturas amenas, ótimas para longas caminhadas.

Resumindo, tudo vai depender dos seus interesses e claro, da sua disponibilidade, lembrando que o verão é um dos períodos mais caros para viajar para lá.
Se quiser aproveitar os excelentes "saldi" (promoções) de roupas e sapatos, programe-se para o final do verão e do inverno.

Eventos acontecem o ano todo, recomendo que antes de programar sua viagem, dê uma olhada no site oficial do turismo na região,lá também é possível ler sobre as atrações de cada estação do ano. Um serviço de SMS do portal, pode enviar para o seu celular todo o calendário de eventos de uma determinada cidade.

Quem tiver alguma dúvida ou quiser alguma dica de viagem, pode entrar em contato comigo,
por meio dos comentários ou do formulários de contato! Ah, em tempo, a região disponibiliza ainda algumas ferramentas para facilitar a vida dos viajantes, veja mais aqui e aqui.

*mapa do Wikipedia


9 comentários

Ola Roberta,
Morei da Toscana por 7 anos, e vou todos os anos de férias para la no Verão. So para corrigir, a época dos Saldi começam no fim da primeira semana de julho e algumas grifes começam até antes mas sem anunciar, é so entrar na loja e perguntar se ja tem alguma coisa com desconto. A mesma coisa são os Saldi de inverno, começam depois da epifania la pra metade de janeiro. Se deixar para o final de cada estação, não encontra mais nada...
Costumo dizer que não basta uma vida inteira para conhecer as belezas que esta região tão especial tem para oferecer.

Parabens pelo Blog!

Mirian

Oi Mirian,
Obrigada pelos toque! Vc. em razao, se deixarmos para o final nao encontramos as peÇas mais bonitas!
Bem-vinda ao Giro pela Toscana!
AbraÇos!

Olá Roberta,
Vc fala q a Toscana no inverno é elegante, mas para uma primeira viagem à turismo vale a pena? ou seria melhor esperar o outono ou a primavera?
Desde já obrigado.

Oi Márcio,
Antes de tudo, bem vindo ao Giro pela Toscana!
Olha, sobre a época do ano, acho que depende muito mais das suas preferêncais. Cada estação na Toscana tem seu encanto particular!
Se detesta frio, melhor escolher outro período, pois os termômetros baixam bem na região. No entanto, é uma das minha épocas preferidas para estar lá: os preços estão bem melhores, os lugares menos concorridos, as filas sao menores, a temperatura amena é ideal para caminhar e todos os locais são super adaptados, ou seja, você não passará frio dentro dos hotéis e restaurantes.
Eu recomendo!
Qualquer dúvida, escreva de novo!
Abraço,
Roberta

Roberta,
Obrigado pela rápida resposta! Já fico mais aliviado, já que não detesto o frio.
Contudo,por questões de disponibilidade, provavelmente viajarei em dezembro. Dessa forma, se me permite abusar da sua boa vontade fazendo um nova pergunta, nesse mês não corro o risco de ver a bela paisagem florida e gramada da Toscana toda coberta de gelo ou neve?
Abraços

Márcio, pode até ser que neve um pouco, mas dificilmente o suficiente para cobrir toda a paisagem! ; )

Oi Roberta, tenho 28 anos, moro em Porto Alegre/RS e nunca viajei para o exterior, estou pensando em conhecer Toscana, mas tenho muitas duvidas em relação ao idioma, falo somente o portugues, e como penso em viajar sozinha precisarei pedir ajuda local, que meses corresponde cada estação do ano, baixo custo para se deslocar de uma cidade a outra e baixo custo para moradia, sem falar no comida,..
quais cidades vale a pena conhecer ficarei apenas 8 dias, outra coisa minha passagem aerea vai até Florença, como faço para chegar até Toscana?
Desde já agradeço qualquer dica q poça me ajudar.

Oi Jo,
Tudo bem?
Vamos por partes, se sua passagem é para Florença, fique tranquila, é na Toscana! ; )
Quanto a lingua, devido a semelhança entre o portugues e o italiano, pode ate ser que encontre pessoas dispostas a ajuda-la, mas sinceramente, achar alguem que fale o portugues sera um pouco dificil.
Se nao fala absolutamente nada, de nenhuma outra lingua, talvez o mais recomendado seja comprar um pacote de viagem, com passeios e tudo planejadinho.
As duvidas sobre as estaçoes do ano, os modos de locomoçao, etc, vc. pode encontrar aqui no blog, da uma olhadinha pelas tags, ou pela ferramenta de busca!
Beijo e boa viagem!

Oi Roberta, Adorei seu blog, várias respostas para minhas diversas questóes... Estamos indo para a Europa em abril para correr a maratona de Paris mas decidimos ir por Roma e subir a Toscana, passaremos 6 dias aí. Quais cidades vc mais indicaria para esse curto período? Obrigada!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores